O recém-criado 2º Conselho Tutelar de Araucária (CT) está atendendo a partir desta semana em nova sede, na Rua Ceará, nº15 (ao lado do Parque Cachoeira, antiga sede do setor de Transporte Escolar). E com a mudança, os dois conselhos agora existentes passam a dividir as demandas de atendimento por regiões da cidade. A linha divisória será a Rodovia do Xisto, o novo conselho atenderá a região leste da cidade e o conselho anterior a região oeste.

Cinco conselheiros atendem cada região. O expediente na sede administrativa acontece das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta, e o plantão por celular funciona 24 horas, 7 dias na semana. O presidente do 2º CT, Jeferson Felipe Ohpis, comenta que se a população procurar o serviço que não é de sua região irá obter o primeiro atendimento e encaminhamentos necessários, pois a população não pode ficar desassistida, porém ressalta que a organização do serviço foi feita para melhorar o atendimento da própria população e por isso é bom que a equipe de referência seja procurada para não sobrecarregar nenhum dos polos.

 

 

A criação de um segundo conselho em Araucária segue a recomendação da Resolução 139 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), que orienta o estabelecimento de um Conselho Tutelar para cada grupo de 100 mil habitantes nos municípios. O Conselho Tutelar tem um papel importante na fiscalização do cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, faz ações coordenadas com equipamentos da rede de proteção municipal de diversas secretarias, como Saúde, Educação e principalmente com a Assistência Social.

Quando procurar
O Conselho Tutelar pode (e deve) ser acionado por qualquer pessoa sempre que seja constatado abuso (seja ele físico, sexual ou psicológico) ou situações de risco para crianças e adolescentes, como em casos de negligência.
Contato
Conselho Leste
Endereço: Rua Ceará, nº15 – Cachoeira (ao lado do Parque Cachoeira, antiga sede do setor de Transporte Escolar)
Telefone: (41) 3901-5323
Celular plantão: (41) 99922-1323

Conselho Oeste
Endereço: Rua Joaquina Tonchak, 880 – Pequim.
Telefone: (41)3901-5365
Celular plantão: (41)99922-1343.