Piraquara sediou no último sábado, dia 02 de dezembro, o I Seminário Metropolitano de Proteção Animal. Promovido pelas entidades Anjos que Latem de Piraquara e Patinhas Pinhais e com o apoio da Prefeitura Municipal, o evento reuniu aproximadamente 80 pessoas no Teatro Municipal Heloína Ribeiro de Souza, entre especialistas da área, representantes do Poder Público e defensores da causa animal.

Com base em quatro eixos temáticos; Fiscalização, Adoção, Castração e Educação Ambiental, foi oportunizado um espaço para a discussão de temas atuais em relação a proteção animal e guarda responsável de animais. No início do evento as representantes das entidades organizadoras fizeram uma breve recepção aos participantes e falaram um pouco do trabalho desenvolvido em Piraquara e Pinhais.

 

 

A ativista dos direitos dos animais e idealizadora da Associação Salva Bicho, Fabiane Rosa, foi quem deu início as palestras. Em seguida, foi a vez da Secretária-Executiva do Fórum de Defesa dos Direitos dos Animais de Curitiba e Região – FDDA, Laelia Tonhozi, fazer uso da palavra. Por fim, a Docente do Departamento de Medicina Veterinária da UFPR e especialista em manejo populacional de cães e gatos em áreas urbanas, Rita de Cássia Maria Garcia, tratou sobre o tema.

No final foi aberta a participação ao público presente, que pode tirar dúvidas, fazer questionamentos e sugestões sobre o tema. O Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, respondeu pessoalmente algumas perguntas e falou sobre as ações desenvolvidas no município. “A proteção animal deve ser pensada em conjunto. Hoje nós contamos com uma estrutura no município específica para isso, mas é de extrema importância essa integração e o relacionamento com entidades protetoras e especialistas da área”, ressaltou.

Também participaram do I Seminário Metropolitano de Proteção Animal a Primeira Dama, Ana Elizabete Mazon de Souza Tesseroll, o Presidente da Câmara Municipal, Leonel de Barros Castro, os vereadores Amilton Lima, Marcelinho e Jeremias, além dos secretários de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Rafael Renann Braga Batista, e Assistência Social, Rebekka Rinklin Alves.