A Companhia Campolarguense de Energia – Cocel finalizou a substituição de luminárias e lâmpadas da Avenida dos Expedicionários por modelos de maior potência e mais eficientes. A Avenida, que liga o Centro ao Itaqui e bairros próximos recebeu 75 novas luminárias com lâmpadas de vapor metálico de 400 watts e bulbo cerâmico. A mudança proporciona mais conforto aos moradores da região e mais segurança a todos que utilizam a Avenida.

Outras importantes ruas do município já tiveram a iluminação pública revitalizada em 2017. Rua Caetano Munhoz da Rocha (Ouro Verde), Avenida Canadá (Loteamento Gorski), Rua Pedro Skrzypietz (Campo do Meio), Avenida Porcelana (Itaqui) e Avenida Vereador Arlindo Chemin (Centro) são algumas das vias que tiveram a iluminação revitalizada este ano.

 

No início de 2018 começa a substituição da iluminação pública do anel central por led. A mudança será realizada através de Projeto de Eficiência Energética (PEE). O projeto foi aprovado pela agência reguladora – a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e será realizado em parceria com a Prefeitura Municipal. As lâmpadas de led são mais econômicas, têm maior vida útil e maior luminosidade que os modelos tradicionais. O PEE é realizado conforme regulamentação específica da ANEEL, que também é a responsável por fiscalizar as ações e em alguns casos deve aprovar o projeto inicial para que as ações sejam iniciadas.

Além da melhoria na iluminação, as novas luminárias serão também utilizadas para interligar uma rede de fibra ótica, que deve proporcionar acesso à internet em diversos pontos do município. A instalação da fibra ótica é mais uma conquista da Cocel e da Prefeitura, e será realizada em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia.