A Prefeitura de Pinhais, por meio da Comissão Intersecretarial em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizou o V encontro alusivo ao Dia de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O objetivo foi o de ampliar a conscientização em relação aos benefícios conquistados por meio da participação das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural.

A Secretária de Educação, Andrea Franceschini falou sobre a importância de respeitar todas as pessoas. “Para que possamos viver em um mundo melhor, mais justo e mais igualitário, nós precisamos promover esse direito a todos vocês e aos que dependem de nós”, afirmou a secretária.

 

Já a vice-prefeita Rosa Maria ressaltou o trabalho da Comissão. “Essa Comissão tem um papel muito importante de pensar o aspecto físico da cidade, dos prédios públicos, mas acima de tudo de trazer conscientização e valorização do servidor que tem alguma deficiência, para que tenhamos esta igualdade na diferença”, declarou a vice-prefeita.

Logo após a mesa de abertura, da qual participou também a vereadora Professora Cineia, a servidora Louize Mari da Rocha, representando a Comissão, entregou às autoridades, um banner com o tema da campanha de valorização laboral do servidor, que tem como tema “Minha eficiência eu mostro com trabalho. Deficiência limita, não desabilita”.

Para finalizar os trabalhos do dia, Edenir Marques da Silva ministrou palestra sobre “O papel da pessoa com deficiência no contexto atual”, na qual falou sobre como a diversidade se define como diferenças e, o papel dela para na formação e na constituição de uma sociedade melhor.

Caminhada

No sábado, 9, a Comissão realizou uma caminhada, na qual participaram cerca de 200 pessoas, saindo da Câmara de Vereadores até o Bosque Municipal. Os objetivos foram o de conscientizar a sociedade para igualdade de oportunidades a todos os cidadãos, promover os direitos humanos e celebrar as conquistas da pessoa com deficiência. As ações realizadas visaram comemorar o dia 3 de dezembro, que é o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.