Foto: Rumo

Piraquara recebe nesta quinta feira (07) a Maria Fumaça natalina. Para recepcionar a locomotiva movida a vapor, que há 20 anos não circulava em Curitiba e Região Metropolitana, a Prefeitura Municipal, em parceria com o Centro de Memória Ferroviária da Lapa “Sebastião Pires Furiatti”, prepararou uma programação especial.

Na ocasião será aberta a exposição na Casa da Memória Manoel Alves Pereira, em homenagem a Rede Viação Paraná – Santa Catarina, e assinada à adesão de Piraquara como Centro de Memória – Associado em parceria com o da Lapa. O Centro de Memória Ferroviária do município será nominado “Superintendente João Tesserolli Junior”, de uma das famílias mais tradicionais da história da ferrovia em nosso Estado.

 

 

O espaço conta com fotografias, objetos, instrumentos, utensílios e equipamentos de época utilizados pelos ferroviários que tiveram papel fundamental no povoamento e desenvolvimento de Piraquara. Além de preservar a memória ferroviária tão vinculada com o município, o centro também tem como objetivo fomentar o turismo ferroviário.

Serão homenageadas ainda personalidades que atuam em favor da preservação da história ferroviária no Paraná e Santa Catarina. Na chegada do trem natalino haverá uma apresentação musical com artistas locais.

A ação é promovida pela Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, e o Centro de Memória Ferroviária da Lapa “Sebastião Pires Furiatti”, com o apoio da RUMO, Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, IPHAN e Secretaria da Cultura do Paraná.

Serviço

Abertura da exposição em homenagem a Rede Viação Paraná – Santa Catarina e assinatura da adesão de Piraquara como Centro de Memória Ferroviária – Associado.

Data: 07/12/2017

Hora: 19h30

Local: Casa da Memória Manoel Alves Pereira – Avenida Getúlio Vargas, nº 67, Centro.

Maria Fumaça em Piraquara

07/12 Rumo: Piraquara

A Maria Fumaça Mallet 204, única do modelo na América do Sul, faz parte das comemorações de Natal da empresa Rumo, maior concessionária ferroviária do país. Construída nos Estados Unidos em 1950, ela faz parte do atual acervo da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).

Saída Vila Oficinas final do dia, Vila Betel, Cajuru, Capão da Imbuia, Estância Pinhais (Pinhais), Centro (Pinhais), Jardim Amélia (Pinhais), Jardim Santa Mônica (Piraquara), Jardim Bela Vista (Piraquara), Vila Ipanema (Piraquara), Centro (Piraquara), retorno Vila Oficinas.

Horário aproximado de chegada é às 20h.