Quatro Barras lançou uma programação específica pensada em fomentar o comércio, a indústria e o turismo: a 1ª Semana do Empreendedor, um evento que reuniu profissionais do setor com a proposta de aproximar empreendedores e a Prefeitura, além de estabelecer ações conjuntas de fomento à economia local e agregar mais desenvolvimento, geração de renda e novos empregos.

No primeiro dia da programação foram apresentados os Planos de Desenvolvimento Industrial, Comercial e Turístico do Município, compostos por ações pontuais e estruturantes. Na sequência, no workshop “O que precisamos para desenvolver o comércio de Quatro Barras?”, a Secretaria de Desenvolvimento Industrial, Comercial e Turístico apresentou uma pesquisa recente realizada junto à população para entender como pensam os compradores locais.

 

 

Duas audiências públicas também foram realizadas em pontos distintos: uma na Chácara Raízes Gaúchas, com moradores lindeiros da Estrada da Graciosa e outra no Instituto Chico Mendes, onde foi apresentado o Plano de Desenvolvimento do Bairro Granja das Acácias. Os dois encontros tiveram como pauta o desenvolvimento do turismo, a partir de eixos como a gastronomia, a prática esportiva e o lazer.

O último evento da semana, realizado na quinta-feira (30), foi a Conferência Municipal de Turismo, que teve como tema “Quatro Barras: de Município com Potencial Turístico à Município com Ações Concretas em Turismo”. Neste encontro, os participantes interagiram e deram sugestões sobre o setor turístico, além de formar a nova composição do Conselho Municipal de Turismo.

O secretário da pasta, Marco Aurélio Burkner, falou sobre dois eixos de desenvolvimento onde a Prefeitura pretende concentrar ações de fomento ao setor: a Estrada da Graciosa, composta por suas comunidades lindeiras; e o corredor que se inicia no Centro da cidade, na Avenida São Sebastião, em direção ao Pinheirinho – onde estão localizados atrativos como o Caminho do Itupava e o Morro do Anhangava.

Para cada local, equipes da secretaria já vem identificando demandas e traçando ações pautadas nelas. “Por isso este encontro com os empreendedores é tão importante, porque queremos construir planos de forma conjunta, dentro das reais necessidades de cada local”, disse Marquinho.

Segundo ele, o planejamento também já vem considerando algumas informações relevantes. A partir de uma pesquisa com cerca de mil passantes ou turistas na Estrada da Graciosa, hoje a Prefeitura já consegue visualizar o perfil de quem visita a cidade, onde vai e o que lhe atrai.

“Queremos cada vez mais ampliar este diálogo com quem deseja empreender na cidade, unindo forças para fomentar o comércio, a indústria e o turismo. E isso só se concretizará com a participação de todos”, disse o prefeito Angelo Andreatta (Lara). Ele destacou a importância de estimular a cadeia produtiva local e aproximar empreendedores e a Prefeitura, estimulando a geração de renda e a criação de novos postos de trabalho.

A Semana do Empreendedor é mais uma ação da Prefeitura dentro do Programa Cidade Empreendedora, que tem a parceria do SEBRAE. Há poucos dias, Quatro Barras também promulgou a Lei Complementar nº 23/2017, que institui tratamento diferenciado e favorecido às microempresas e empresas de pequeno porte no município, com a proposta de fortalecer o segmento.