A Prefeitura de Paranaguá por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur), realiza de 6 a 10 de dezembro, a 1.ª Festa do Caranguejo, na Praça de Eventos Mário Roque. São quatro espaços montados na praça e servindo como prato principal o caranguejo tradicional. Além disso, cada permissionário tem ainda seu próprio cardápio a base de frutos do mar. “Será uma ótima festa para o município e vai fomentar o turismo na região. Começamos na quarta-feira, 6, com apresentação das Escolas de Samba de Paranaguá em uma parceria com a Associação das Escolas de Samba de Paranaguá (Aesp) que comemora aniversário dia 12”, ressalta o secretário municipal de Cultura e Turismo, Harrison Camargo, o Canela.

 

 

O evento conta com atrações musicais regionais e locais. “A festa inicia às 20h30 e as pessoas encontrarão variedade nos pratos. O caranguejo, será preparado de diversas formas como alho e óleo, o “metido a besta”, entre outras para agradar a todos os gostos. Além disso, haverá ainda pratos a base de outros frutos do mar como porções de camarão e filé de peixe. Quem gosta de degustar uma boa culinária não pode perder essa oportunidade”, destaca. A partir de quinta-feira, 7, as pessoas também poderão aproveitar o horário do almoço para ir com a família e amigos.

A dúzia do caranguejo tradicional (água e sal) custará R$ 45 com farinha de mandioca, caldo de feijão e vinagrete. Importante lembrar que não há pagamento dos 10% do garçom.

Renda
O evento colabora também com a renda extra para os permissionários. “A festa vai auxiliar, com certeza, a comunidade pesqueira de Paranaguá, assim como os permissionários. Por orientação do prefeito Marcelo Roque, estamos seguindo o formato de festa turística e sempre dando atenção à população local. O preço também está acessível para que as famílias possam vir aproveitar esse momento degustando dos pratos preparados. Além disso, haverá lavatórios para que as pessoas tenham essa comodidade e esse conforto. Contaremos com uma estrutura muito boa para atender o turista e o parnanguara”, garante Harrison Camargo.

A união das secretarias estará novamente presente. “Como é característica desta gestão, as secretarias trabalharão em conjunto, como a de Segurança e de Saúde. A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca também estará presente coordenando inclusive, a venda de caranguejos vivos para quem quiser levar para casa”, conta o secretário.