Foi realizado na terça-feira (05), no Centro Dia Idoso, o Seminário Enfrentamento da Violência na Perspectiva Intersetorial, organizado pelo grupo gestor da Rede de Proteção de Araucária. Houve a apresentação de uma palestra magna, grupos de discussão em salas temáticas e a apresentação do novo protocolo de atendimento a situações de violência para ser usado na rede de proteção, para o qual autoridades presentes assinaram um termo de compromisso para implantar na rede.

Os secretários de Educação – Henrique Theobald, de Cultura e Turismo – Eduardo Tavares, de Segurança – José Fortes Couceiro, Assistência Social – Cristiane Dehaini, Trabalho e Emprego – José Roberto Martins, de Saúde, Carlos Alberto de Andrade e o diretor-geral da Secretaria de Esporte, Paulo de Camargo, assinaram o documento.

 

 

Com o protocolo, as principais mudanças que devem ocorrer na prática é uma melhor organização do fluxo de atendimento da rede e maior possibilidade de verificação se os casos estão sendo notificados. Toda a rede de proteção municipal já foi capacitada para utilizar a nova normativa e o grupo gestor da rede de proteção espera em um ano já perceber a diferença da implantação do documento. Clique aqui e confira o documento na íntegra.

Palestra Magna
Os profissionais integrantes da rede de proteção que acompanharam o evento tiveram a oportunidade de assistir uma palestra magna com os palestrantes Simone Cortiano – técnica de referência para rede de proteção para a pessoa em situação de risco para violência do Centro Estadual de Epidemiologia – e Emerson Luiz Peres – psicólogo do Centro Estadual de Epidemiologia CEPI/SVS/SESA/PR).