Foto: Site/PMP

Um misto de saudosismo das gerações mais velhas e encanto dos mais jovens foi o cenário na quinta feira (07) em Piraquara, durante o retorno da Maria Fumaça, depois de 20 anos, ao município. A locomotiva movida a vapor reuniu milhares de pessoas no final da Avenida Getúlio Vargas, local onde funcionou por anos a Estação de Trem de Piraquara.

A concentração na região central começou próximo das 18h30, com apresentações musicais de artistas do município. Crianças de diferentes idades que não tinham ideia do que estava por vir e adultos ansiosos aguardavam a chegada da Maria Fumaça Mallet 204, única do modelo na América do Sul, que neste ano voltou a operar em virtude das comemorações de Natal da empresa Rumo.

 

 

Por volta das 20h30, o apito estridente e a densa nuvem de vapor branca expelida por sua chaminé anunciaram o retorno da saudosa Maria Fumaça para Piraquara, depois de duas décadas. A locomotiva e dois vagões estacionaram em frente à antiga Estação de Trem, onde foi feita a manobra para o retorno. Após aproximadamente 25 minutos, toda iluminada, a Maria Fumaça emocionou o público durante a sua despedida.

Para recepcionar o trem a Prefeitura de Piraquara disponibilizou um caminhão de som para orientar o público e uma ambulância. A Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia de Guarda – BPGd, garantiu a segurança e auxiliou na organização do trânsito.

Nesta sexta feira, dia 08 de dezembro, e na próxima segunda, dia 11, a Maria Fumaça estará novamente em Piraquara. O horário aproximado de chegada é às 20h.