Na sexta-feira, 8, a equipe do Departamento de Educação para o Trânsito, da Secretaria Municipal de Segurança de Paranaguá, realizou durante todo o dia, ação de conscientização com ciclistas, na Avenida Belmiro Sebastião Marques. “O trabalho foi intensificado para lembrar aos ciclistas a importância de utilizar a ciclovia nas vias municipais. A Superintendência Municipal de Trânsito informa que o trabalho vai continuar por vários dias e em vários pontos da cidade”, afirma o comandante geral da Guarda Civil Municipal (GCM), Leônidas Martins Júnior.

Nos próximos dias, a equipe de Educação para o Trânsito continuará com os trabalhos em outras ruas e avenidas de Paranaguá. “Pedimos que a população converse com os guardas civis municipais, ouça o que eles têm a dizer e aproveite também para sanar dúvidas”, disse o comandante geral da GCM.

 

 

O secretário municipal de Segurança, João Carlos Silva salienta a importância da ação. “Temos sempre que lembrar alguns tópicos com relação aos ciclistas, a bicicleta é um veículo não motorizado, portanto, é imprescindível que os ciclistas respeitem as leis de trânsito. Por outro lado, é o veículo mais frágil nas vias e quando ocorre um acidente, os ciclistas geralmente são os que mais se ferem reforçando a importância de atenção no trânsito”, ressalta o secretário.

Ele enfatiza que o número de bicicletas em Paranaguá é bastante alto. “Há uma cultura de muitos anos quanto ao uso desse veículo e muitas atitudes precisam ser repensadas. Ciclistas conduzindo bicicleta devem utilizar a ciclovia ou ciclofaixa sempre que houver esse espaço exclusivo, não utilizar calçadas e não conduzir na contramão da via. Ao empurrar a bicicleta, o ciclista volta a ser pedestre e pode usar o passeio”, orienta.