Campina Grande do Sul foi a cidade escolhida pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) para representar o Paraná na comemoração do aniversário de 35 anos da entidade, que foi realizada na noite de segunda-feira (11). Durante o evento, a Agente Comunitária de Saúde (ACS) Marina Pires de Andrade, da Unidade de Saúde do Caic, recebeu o certificado de parceiros da doação de sangue destinado a todos os ACSs do estado.

O diretor administrativo do Hemepar, Helder Lazarotto, esteve no município na última quinta-feira (7) para anunciar a boa notícia. “Fiz questão de ter um campinense neste momento histórico do Hemepar, pois tenho muito carinho por Campina. Entre todos os agentes do município, a Marina foi a sorteada para representar a cidade e o Paraná”, explicou.

 

 

Helder visitou o município acompanhado pelo diretor da 2ª Regional de Saúde do Estado, Guilherme Graziani. “Sempre que venho a Campina fico satisfeito ao ver capacidade de atendimento e gestão”, elogiou.

“Os agentes comunitários estão entre os homenageados porque fazem parte da história do Hemepar. Eles participam da sensibilização de incentivo à doação de sangue promovida pela entidade e, por estarem próximos às comunidades, são importantes parceiros nesta missão. Será uma honra ter uma representante do município nesta data histórica”, destacou o secretário municipal de Saúde, Leandro Zanetti.

Ao todo, 22 unidades que compõem a hemorrede e são consideradas referência nacional na captação, processamento, armazenamento e distribuição de sangue receberam homenagens. A hemorrede estadual é responsável pelo abastecimento de quase 90% do estoque de sangue da rede pública de saúde do Paraná, fornecendo sangue e hemoderivados a mais de 380 hospitais paranaenses.

A cerimônia em comemoração ao aniversário de 35 anos do Hemepar foi realizada no Palácio das Araucárias, em Curitiba, e contou com a presença do secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.