A Defesa Civil de Quatro Barras divulgou na terça-feira (12) o relatório de ocorrências atendidas em 2017 e também as metas, projetos e novas ações planejadas para o ano que vem. Fundamentada em pilares como a prevenção e a intersetorialidade – já que agrega profissionais de vários setores e entidades, como Secretarias Municipais, Corpo de Bombeiro, Sanepar, IAP, associações de moradores, voluntários da comunidade e os próprios agentes de Defesa Civil – o órgão vem atuando cada vez de forma mais integrada.

No encontro realizado nesta terça-feira, o levantamento da Defesa Civil apontou mais de 80 ocorrências realizadas em 2017. Em meio a este total estão situações de emergência como riscos de desmoronamento, moradias em situação de risco, invasões em ocupações irregulares, incêndios residenciais e ambientais, queda de árvores, fiscalização de produtos perigosos, inundações e avaliações de riscos em muros, árvores e pontes.

 

 

O prefeito Angelo Andreatta (Lara) abriu o encontro destacando a importância da atuação da Defesa Civil e enumerou ações preventivas já realizadas neste ano. “Queremos ser um exemplo com relação ao conhecimento, à estrutura e à eficiência no trabalho caso seja necessário agir, reduzindo as tragédias e os riscos à população. Ao longo deste ano desenvolvemos ações de prevenção de enchentes na Borda do Campo, manilhamento no Jardim das Acácias, iniciamos a primeira etapa das obras de arrimo no Itapira, precisamos monitorar as trincas no Monte Alegre, tenho acompanhado outras localidades como o Jardim Menino Deus, enfim, estamos atentos a todas as regiões”, disse Lara.

A comandante do PBC, 1º tenente Mariana Lorenzi, afirmou que Quatro Barras vem se destacando com relação à atuação da Defesa Civil. “Em uma reunião recente das COMPDECs da região, os municípios se espelharam nas ações que Quatro Barras vem fazendo, porque de fato o trabalho está acontecendo”, enfatizou.