Foram ampliados no litoral os pontos do programa Praia Acessível que garante às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida banho de mar seguro e confortável. Ação do Verão Paraná 2017/2018, o programa de acessibilidade desenvolvido pela Secretaria do Estado da Família e Desenvolvimento Social, com apoio do município e parceria da Sanepar e Copel Telecom, estará disponível até o fim da temporada.

Cadeiras anfíbias podem ser utilizadas diariamente, das 9h às 19h. O Praia Acessível têm três pontos de atendimento em Guaratuba: na Praia das Pedras (ponta esquerda), Praia Central e Praia de Caieiras. Os locais foram escolhidos por concentrarem grande número de banhistas em anos anteriores.

 

 

NÃO AFUNDAM – As cadeiras têm rodas especiais, mais largas e adaptadas para a areia, por isso não afundam na água e são mais fáceis de movimentar. Com capacidade para suportar até 120 kg, são flutuantes e confeccionadas em material leve, resistente e inoxidável.

Nos pontos de atendimento, equipes treinadas monitoram a atividade de lazer e inclusão, garantindo a segurança do usuário e tranquilidade ao acompanhante. O cuidado é desde a transposição para cadeira anfíbia, o deslocamento até a água e o banho propriamente dito.

O Praia Acessível foi lançado como projeto-piloto durante a temporada de verão 2016-2017. Em dois meses, o projeto atendeu cerca de 500 pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, em três pontos do Litoral.