As chuvas que se atingira a região de Bateias, em Campo Largo, no último final de semana de 2017, causaram prejuízos para cerca de 80 moradores, que tiveram suas casas invadidas pelas águas. O problema foi mais grave em redor da Unidade de Saúde e da Escola Municipal Luiza Gonçalves Monteiro. O nível dos córregos que cortam a região se elevaram cerca de um metro, na noite de sexta-feira (29), atingindo as ruas e as casa, onde a lâmina d´água chegou a mais de 15 centímetros.

Na Unidade de Saúde, a água atingiu todas as salas, danificou a rede de informática e deixou a Unidade fora do ar. As funcionárias, entretanto, organizaram um mutirão para limpeza geral, solucionando parte do problema. Na manhã desta terça-feira (02), a Unidade abriu normalmente, para atender os moradores, mas todas as consultas e procedimentos agendados, na rede, tiveram que ser feitos manualmente. “Ninguém ficou sem atendimento”, disse a enfermeira Valdirene Sidoski.

 

 

A UBS de Bateias atende a uma população de mais de seis mil pessoas, com cerca de 50 atendimentos/dia, em média, e é uma das unidades do Município, com Selo Bronze do APSUS.

Outras regiões da cidade também foram atingidas pelas chuvas de final de ano, mas não foram registrados grandes prejuízos. A região mais atingida, o Itaqui, teve alagamento de algumas residências na área mais baixa da Rua Acre.

A Defesa Civil do Município tem orientado a população a registrar os casos, no Corpo de Bombeiros (193) e na Guarda Municipal, pelo telefone 3393-5670.