Um dos mais tradicionais eventos culturais de Campo Largo, a Seresta de Reis comemora, no próximo sábado (06), 112 anos, encerrando o período de festas de Natal e Ano Novo. Marcado no Calendário Cultural de Campo Largo, através da Lei 2664, de 13 de março de 2015, a Seresta é coordenada pela cantora Kátia Santos, filha de Jorge Ângelo dos Santos, o Jorginho Cantor, que dedicou grande parte da sua vida à cultura campo-larguense e à Seresta de Reis.

Como acontece todos os anos, a Seresta de Reis terá início às 23h59 do dia seis de janeiro (sábado), em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade. Após os louvores, os participantes serão convidados a acompanhar a seresta até à Casa Paroquial onde o Cônego Ivanir Leonardi é convidado a participar. Em seguida todos deslocando-se à casa das irmãs, no Colégio Sagrada Família, sempre interpretando músicas tradicionais da seresta. O final do encontro acontece após a volta à praça, no coreto.

 

 

Na tradição católica a Cantata de Reis lembra a visita dos Reis Magos a Jesus, dias após o seu nascimento. A data é, sempre, comemorada no sábado mais próximo do dia seis de janeiro, Dia de Reis. Esse ano, coincidentemente, a festa acontece na data original, seis de janeiro. Em Campo Largo, a tradição já dura 112 anos. A primeira foi realizada em 1906. Famílias tradicionais da cidade, sempre apoiaram e incentivaram esse movimento cultural, com destaque para as famílias Puppi, Netzel, Vidal, Cecato, Kuster e Santos.