Foi realizada a 34ª Audiência de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) nesta sexta-feira (09), no anfiteatro da Prefeitura. Durante o evento houve a apresentação dos estudos do Loteamento Vista Alegre (Bairro Costeira) e do Residencial Parque Colibri (Bairro Iguaçu), relativos aos impactos que a implantação e operação podem causar à vizinhança.

 

 

As principais ações pensadas pelas empresas foram apresentadas, bom como mostradas as áreas que serão doadas para o município para implantação de algum equipamento comunitário, foi comentado sobre os cuidados com uso do solo, coleta de resíduos durante a fase de construção e após a conclusão da obra, sistema viário da região, preocupações das empresas para estar de acordo com legislação vigente e as dúvidas dos presentes foram sanadas. O Loteamento Vista Alegre terá 316 unidades, com estimativa de ter quase mil moradores (clique aqui e confira o EIV completo). Já o Condomínio Residencial Parque Colibri tem projeto de 224 apartamentos, com previsão para comportar cerca de 600 moradores (confira o EIV desse empreendimento).

A elaboração do EIV contribui para aproximar o interesse de quem empreende do direito da população a uma cidade sustentável, já que busca-se através deste estudo eliminar ou diminuir os impactos gerados com a sua construção e funcionamento. Em geral, empreendimentos comerciais e industriais, assim como as mudanças substanciais de uso dos espaços e edificações já existentes, produzem impactos negativos e positivos ao seu entorno, podendo interferir diretamente no desenvolvimento da cidade. Por isso, as empresas responsáveis pelas mudanças devem pensar em minimizar os impactos, com medidas mitigatórias ou compensatórias.