O calor continua forte e geralmente vem com as famosas chuvas de verão. Esse clima favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Além dos cuidados essenciais que a população deve manter para evitar criadouros aliados ao trabalho constante da Secretaria Municipal de Saúde, uma ferramenta poderosa é a vacina contra a dengue.

A 4ª etapa da Vacinação contra a Dengue no Paraná inicia nesta sexta-feira, 23, com o evento Epidemiologia e Impacto da Dengue na Sociedade realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A programação iniciará às 8h30, no Camboa Hotel, em Paranaguá e conta com várias palestras. No período da manhã as informações são voltadas aos profissionais de saúde.

 

 

“O combate a dengue e seu transmissor por meio das equipes da Secretaria Municipal de Saúde é diária e se aprofundar mais sobre o assunto é sempre importante. Temos a parceria com a Sesa por meio da 1.ª Regional de Saúde que vem também com essas palestras e capacitações”, informa o secretário municipal de Saúde, Paulo Henrique de Oliveira.

No período da tarde, a partir das 13h30, o público-alvo será a população. “Sempre enfatizamos que o papel da população é fundamental no combate a essa doença”, ressalta o secretário. A Sesa traz para a população o tema “Entendendo a campanha de vacinação contra a dengue”.

Confira a programação

Para profissionais de saúde

8h30 às 9h – Recepção
9h às 9h15 – Abertura com a diretora da 1.ª Regional de Saúde, Ilda Nagafuti
9h15 às 9h35 – Palestrante Patrick Vianna trará o tema “Epidemiologia da dengue no mundo e no Brasil e a necessidade de completar o esquema vacinal”
9h35 às 10h – Palestrante Patrick Vianna retorna com o tema “Atualização da vacina contra a dengue”
10h às 10h20 – Palestrante Heloisa Ihle trará o tema “A importância da vacinação contra a dengue para a saúde pública”
10h20 às 11h – Representante da Sesa apresentará a palestra “A epidemiologia da dengue no Paraná e os resultados da campanha”
11h às 11h30 – Dúvidas e encerramento com representantes da Sesa e Patrick Vianna

Para a população

13h30 às 14h – Recepção
14h às 14h15 – Abertura com a diretora da 1.ª Regional de Saúde, Ilda Nagafuti
14h15 às 14h35 – Palestrante Patrick Vianna trará o tema “Conhecendo a dengue e os riscos dessa doença e a epidemiologia da dengue no Brasil
14h35 às 15h10 – Palestrante Patrick Vianna trará o tema “Epidemiologia da dengue no mundo e no Brasil e a necessidade de completar o esquema vacinal”
15h10 às 15h50 – Representante da Sesa apresentará a palestra “A epidemiologia da dengue no Paraná e os resultados da campanha”
15h50 às 16h20 – Dúvidas e encerramento com representantes da Sesa e Patrick Vianna