Nos dias 22 e 23 de fevereiro foram realizadas, no Teatro Municipal José Carlos Zanlorenzi, em Campina Grande do Sul, três apresentações da peça ZeqPop, inspirada no típico palhaço curitibano Zequinha. A peça reuniu aproximadamente 500 pessoas e contou com a participação de idosos, estudantes e membros da comunidade. A ideia da criação da peça surgiu a partir de estudos da diretora Andrea Obrecht, quando fazia pesquisas sobre Valêncio Xavier – escritor, cineasta, roteirista e diretor de TV. O enredo é baseado na história de Zequinha, o palhaço que ilustrava figurinhas entre as décadas de 30 e 60 e depois, nos anos 80, virou garoto-propaganda de campanhas governamentais.

 

 
De modo poético e reflexivo, os atores lançam a seguinte pergunta: “O que o Zequinha estaria fazendo em 2018?”. A utilização de projeções em tela, além de recursos de áudio e vídeo, fazem o público refletir acerca do atual contexto político brasileiro, sobre o uso da tecnologia, das relações pessoais e sociais, dos efeitos da globalização e a superficialidade da informação em excesso.

A população elogiou as apresentações e diversos munícipes afirmaram que a cultura local deve continuar sendo incentivada.