A Copel está investindo R$ 27 milhões na ampliação de duas subestações estratégicas para o Sistema Interligado Nacional (SIN) – a Subestação Bateias, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, e a Subestação Sarandi, no Noroeste do Estado. As obras devem ser concluídas em setembro e outubro deste ano, respectivamente.

“Estamos realizando uma série de investimentos para garantir fornecimento de energia elétrica de qualidade para os paranaenses e também para colaborar com o resto do País, que é abastecido por todas as geradoras e transmissoras por meio do SIN. Assim colaboramos com a qualidade de vida e com o crescimento econômico de todo o Brasil”, destacou o presidente da Copel, Antonio Guetter.

 

 

Na subestação Bateias, o objetivo do investimento é aumentar a confiabilidade do sistema elétrico, já que ela é parte do ramal mais importante da região de Curitiba. Uma perda da capacidade de transmissão nessa instalação acarretaria em graves restrições operacionais ao sistema podendo, em casos extremos, provocar cortes de grandes proporções no fornecimento de energia.

Para prevenir esse tipo de situação, Bateias está recebendo um novo banco de reatores de barra em 525 kV (quilovolts) com quatro equipamentos de potência reativa de 66,6 Mvar (Megavolt ampère reativo) e conexões elétricas.

Os trabalhos foram iniciados em agosto de 2017 e o investimento nessa ampliação é de aproximadamente R$ 19 milhões. Atualmente, estão em fase de conclusão as atividades de terraplenagem da área para execução das fundações. Os equipamentos já estão todos em processo de fabricação.