A cada dia as mulheres têm ocupado mais cargos de decisão em importantes setores da sociedade. O dia 8 de março nos remete à memória, pela luta de mulheres operárias por seus direitos e que simboliza a permanente busca por espaços. Mas, esta também é uma data para comemorar as conquistas alcançadas. Como forma de homenagear todas as mulheres de Pinhais, destacamos aquelas que hoje ocupam as principais posições de comando no município.

Na Prefeitura de Pinhais duas mulheres estão à frente da administração do executivo municipal, a prefeita Marli Paulino e a vice-prefeita Rosa Maria. Natural de Goioerê, Noroeste do Paraná, Marli reside em Pinhais há mais de 30 anos. Empresária e formada em Gestão Pública, foi eleita a primeira mulher vereadora do município, e esteve na Câmara por três mandatos. Foi vice-prefeita da gestão de Luizão Goulart por oito anos. É a primeira mulher a assumir o cargo ao lado de Rosa Maria.

Rosa Maria é natural do Norte do Paraná, veio da cidade de Kaloré para Pinhais. É professora da rede estadual há mais de 30 anos, tendo sido diretora por duas vezes do Colégio Arnaldo Busato, o maior colégio estadual de Pinhais. Já atuou como vereadora, secretária municipal de Educação e de Administração.

 

 

A Prefeitura conta, ao todo, com 2.559 mulheres (78% do total de 3.260), entre servidoras e estagiárias, que fazem a diferença todos os dias para tornar Pinhais uma referência em diferentes setores. “Somos muito abençoadas por contar com mulheres competentes e com muita garra, que trabalham muito todos os dias. Não é a toa que nosso município tem se destacado tanto e superado os desafios”, afirma a prefeita Marli.

Nova Delegada

E na Semana da Mulher, também destacamos a vinda de Ellen Victer Moço Martins, nova delegada adjunta da Polícia Civil de Pinhais. Formada em Direito, desde 2008, pela Faculdade de Direito de Campos dos Goytacazes, completou um ano como integrante da Polícia Civil. “Pinhais é a menina dos olhos da Região Metropolitana, então fiquei muito feliz quando o delegado geral me oportunizou ser a delegada adjunta. Venho para substituir um excelente delegado e fui muito bem recebida. Espero que aqui fique por bastante tempo e possa colaborar com a cidade”, afirma Ellen.

Sobre a presença da mulher em diferentes espaços, Ellen defende que: “A participação da mulher está crescendo muito, a gente está conseguindo tomar espaço, não tomar o espaço dos homens, porque concorremos em nível de igualdade”.

Violência contra mulher

A delegada adjunta de Pinhais reforça a campanha, realizada em Pinhais e Curitiba sobre a violência doméstica contra a mulher. “Nosso foco é nas mulheres que sofrem este tipo de abuso, violência não só física, como também psicológica, para que denunciem estes homens para que possamos ajudá-las, fazer algo em favor delas. Então, pedimos que as mulheres denunciem, vão até a Delegacia, não tenham medo, desta forma vamos poder resguardar a integridade física delas”, destaca Ellen.

Mulheres no Judiciário e Legislativo de Pinhais

No Legislativo Municipal, Pinhais conta com três vereadoras – Cecilia Padovan; Professora Cinéia e Jane Carteira. Já no Judiciário o município conta com: juíza Fabiane Kruetzmann Schapinsky – Vara Cível e da Fazenda Pública; Daniele Miola – Vara Criminal; Marcia Regina Hernandez de Lima – Vara de Família e Sucessões, Infância e Juventude, Acidentes do Trabalho, Registros Públicos e Corregedoria do Foro Extrajudicial; além das promotoras: Carolina Tavares da Silva Rockembach; Rita de Cassia Pertussatti Ribeiro; Roberta Franco Massa; Fabia Teixeira Fritegotto Gimenez.

A Prefeitura de Pinhais parabeniza a todas as mulheres, que diariamente batalham, buscam a realização de seus sonhos e lutam por espaço e direitos.