A Secretaria Municipal de Educação de Araucária (SMED) tem investido em tecnologia para reduzir o uso de papéis e dar mais transparência à tramitação de processos. O uso de tecnologia também está sendo pensado para que a população tenha cada vez mais acesso a informações sobre as unidades educacionais do município. A execução dessas mudanças está sob responsabilidade do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação da SMED (TIC).

 

 

Com uso da plataforma Google for Education, a secretaria passou a contar com espaço ilimitado para armazenamento de dados. Dessa forma, está sendo possível digitalizar o acervo e reduzir o uso de papéis. As mudanças se dão não apenas na área administrativa da secretaria e das unidades, mas vai chegar às salas de aula onde os novos recursos tecnológicos serão uma ferramenta importante para o aprendizado.

Com o objetivo de concentrar as inúmeras informações da Educação, a SMED passou a contar com um site próprio (educacao.araucaria.pr.gov.br) no qual profissionais da área e as comunidades escolares podem ter acesso a diversas informações. De maneira fácil, é possível ter acesso ao endereço e contato de todas as unidades educacionais vinculadas à rede municipal de ensino. Os cardápios alimentares dos alunos dessas unidades também estão disponíveis, bem como a consulta das filas de espera de alunos, conferindo transparência ao processo. Com a realização do mapeamento de localização das unidades educacionais via Google Maps é possível ter informações detalhadas dessas unidades (modalidade de ensino, porte, se está em construção…) quando se utilizar a localização do Google.

Portal do Professor – Dentro da área administrativa da Educação, os arquivos digitais facilitaram a troca de informação entre a secretaria e as unidades. Por meio do “Portal do Professor”, os professores hoje contam com maior facilidade para protocolar documentos que comprovam formações, cursos e participação em eventos e podem acompanhar cada etapa dos processos de avanço na carreira de maneira transparente. Segundo a SMED, cerca de 60% dos processos protocolados pelos servidores da Prefeitura são de servidores da Educação.

Para os profissionais da Educação que tiverem dificuldade com o novo recurso para fazer upload de arquivos na plataforma digital, a SMED oferece sala de fotocópia com computador e acesso a internet na sede da secretaria.
Os professores também passaram a contar com o acesso fácil a todas as informações sobre eventos, cursos e outras formações, bem como as devidas inscrições.

Gradualmente – Assim como os novos recursos tecnológicos estão sendo implantados de maneira gradual. A formação e orientação dos profissionais envolvidos também ocorre por etapas. O trabalho está sendo iniciado com unidades-piloto para ser ampliado após análise e discussão. A formação dos professores sobre o uso dessas tecnologias que podem ser aplicadas em sala de aula é tida como um dos principais pontos do trabalho realizado para a efetivação da inclusão digital.