Nos dias primeiro e 02 de março, servidores da saúde de Piraquara participaram de uma capacitação sobre Teste Rápido de HIV, sífilis e hepatite B e C. O aprimoramento, promovido pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Piraquara, foi realizado na sede da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e reuniu 29 profissionais que atuam nas unidades de saúde.

A capacitação, dividida em parte prática e teórica, foi ministrada pelo enfermeiro Fernando Manfron e também pela coordenadora do CTA, Édina Balduíno. A ação tem como objetivo aprimorar as práticas para a realização dos testes rápidos nas unidades de saúde do município.

 

 

A identificação rápida da sorologia ajuda para que o tratamento tenha maior eficiência, adianta o processo e evita que o paciente fique oscilando entre vários diagnósticos superficiais. O diagnóstico leva cerca de meia hora, e não tem custo algum para o Município, os testes são enviados pelo Ministério da Saúde. Em caso de HIV o teste já oferece o diagnóstico eficaz, nos casos de Sífilis e Hepatites, outros exames são encaminhados para a confirmação do diagnóstico.