Cerca de 40 agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap) estão desde segunda-feira (12) percorrendo os bairros de Paranaguá para realizar o Levantamento Rápido de Índice para Aedes Aegypti (LIRA). O objetivo é saber como está a infestação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya na cidade para definir ações específicas de combate.

A partir do levantamento dos dados serão tomadas providências para remoção de criadouros e aplicação de inseticida por bomba costal, pelos agentes de saúde. A conscientização dos moradores, com orientação de casa em casa, é outra medida. Essas ações já vêm ocorrendo desde o ano passado, porém é importante que tais dados sejam apurados para saber a quantidade de criadouros aproximada em diferentes locais.

 

 

Em novembro do ano passado o prefeito Marcelo Roque se mostrou bastante preocupado com a infestação do Aedes Aegypti. Os dados do LIRA apontavam alto risco de uma nova epidemia da dengue em Paranaguá e por isso determinou medidas mais enérgicas contra os cidadãos que ainda insistiam em não manter seus quintais livres de criadouros do mosquito, com aplicação de multa.

“A infestação do Aedes Aegypti ainda é um problema que continua nos preocupando. Estamos fazendo nossa parte, enquanto poder público, de fiscalizar e atuar na remoção dos criadouros, mas nossa população tem que fazer a sua parte também. Não dá para admitirmos mais esse tipo de irresponsabilidade”, alertou o prefeito Marcelo Roque, que lembrou também que desde o início do ano passado vem realizando ações de combate ao mosquito envolvendo todas as secretarias municipais, os próprios secretários e cargos comissionados.

O secretário municipal de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira, também alertou para a importância da prevenção por parte da população. “Infelizmente, ainda temos cidadãos que criam o Aedes Aegypti como se fosse um animal de estimação. Nossa cidade sofreu bastante em 2016 com a morte de 30 pessoas e milhares de infectados com a dengue. Não queremos mais que esse pesadelo volte a ocorrer”, salientou o secretário.

“O LIRA é uma exigência do Ministério da Saúde, que determina as regras para o levantamento dos criadouros. Esse trabalho dos agentes de endemias deve durar até sexta-feira, se o tempo permitir. Nosso foco é continuar vigilantes em relação aos criadouros. Não dá para relaxar em relação a isso, para que não tenhamos uma nova epidemia”, alertou a responsável pelo Departamento de Vigilância Ambiental, Eliniz Mendes.

“Devido ao perigo que nos ronda nossa equipe não para. Em dias chuvosos ou ensolarados nossos agentes não medem esforços para percorrer as casas, terrenos baldios e outros locais de Paranaguá que possam ter criadouros para realizar a fiscalização, para combater o aumento de criadouros nos bairros da cidade e orientar a população. Continuaremos vigilantes”, salientou o secretário Paulo Henrique de Oliveira.