A Prefeitura de Paranaguá e a 1ª Regional de Saúde lançam nesta terça-feira (20) a quarta etapa de vacinação contra a dengue. O prefeito Marcelo Roque participará do evento, que será às 10h, no Terminal Rodoviário Urbano. As doses estarão disponíveis em 18 unidades básicas de saúde e também serão feitas por equipes volantes, que percorrerão locais de grande circulação como escolas, supermercados e empresas.

A meta é imunizar 21 mil pessoas até o final da campanha, em 28 de abril. A primeira etapa da vacinação ocorreu em 2016 e outras duas no ano passado. Podem ser imunizadas pessoas com idade entre 9 e 44 anos, 11 meses e 29 dias, que já tomaram a segunda dose da vacina. À Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap) será incumbida a responsabilidade pela realização da campanha nas unidades básicas. As equipes da 1.ª Regional de Saúde farão a vacinação com as equipes volantes.

 

 

Para ser protegido totalmente contra a dengue o cidadão deve completar o esquema vacinal, com as três doses. Vale lembrar que a vacinação ocorre devido à epidemia registrada no início de 2016, com mais de 30 mil casos notificados e que resultou na morte de 30 pessoas na cidade, provocando uma grande comoção e um caos no sistema municipal de saúde, tendo em vista que não havia estrutura necessária para o atendimento da população doente.

“É mais uma oportunidade para se proteger e completar o esquema vacinal contra a dengue. Peço à nossa população que ainda não tomou a terceira dose que procure as unidades o quanto antes para se imunizar”, orientou o prefeito Marcelo Roque, que destacou ainda outras medidas que a Prefeitura de Paranaguá vem realizando para inibir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika, chikunguynya e febre amarela. Foram mutirões envolvendo não só os agentes de endemias, mas também cargos comissionados e até secretários municipais, para remoção de criadouros de casa em casa e aplicação de inseticida com bomba costal.

Outra ação do prefeito Marcelo Roque para que Paranaguá não volte a ter uma nova epidemia da dengue é a aplicação de inseticida com os carros de fumacê. Por duas vezes o Governo do Estado encaminhou suas equipes a Paranaguá para realizar o serviço, que é eficaz para exterminar o mosquito na forma alada (voando).

“Sabemos da eficácia da vacina, que já é comprovada. É importante que os cidadãos façam a sua parte e se vacinem para completar o esquema vacinal”, reforço o secretário. Ele lembrou ainda dos vários esforços que a Prefeitura de Paranaguá vem tomando desde o início do ano passado para que a cidade não sofra novamente com a proliferação do Aedes Aegypti. “Por determinação do prefeito Marcelo Roque estamos diariamente realizando remoção de criadouros, aplicando fumacê e conscientizando nossa população, que também deve fazer a sua parte”, declarou o secretário.

Sobre a eficácia da vacina, a empresa fabricante, o laboratório francês Sanofi Pasteur, está realizando eventos para prestar esclarecimentos à sociedade de Paranaguá. Há algumas semanas foram os profissionais de saúde que receberam a orientação necessária. Há alguns dias foram estudantes universitários, mas em breve serão diretores de escolas municipais, que servirão de multiplicadores para professores e depois alunos. Outros setores da sociedade também serão beneficiados.