Campo Largo conquistou na última quarta-feira (14), em Brasília, o Prêmio Progredir, uma competição nacional do Ministério do Desenvolvimento Social, com o projeto Elos da Sustentabilidade, de inclusão social para catadores de materiais recicláveis. O Campo Largo é o Município campeão da região Sul e teve a melhor nota final nacional, com 97 pontos. Na noite de quinta-feira (15), o presidente da República, Michel Temer, parabenizou pessoalmente os vencedores. A bandeira de Campo Largo foi aberta, pela primeira vez na história, no Palácio do Planalto, em solenidade oficial na presença do presidente da República.

 

 

Junto com Campo Largo foram premiados projetos Crescer, de Boa Vista (RR), Cultivando Cidadania, de Aracaju (SE), Pró-Cidadão – Programa Menor Aprendiz, de Morrinhos (GO), e o Programa de Qualificação Profissional, Geração de Emprego e Renda para o Vianense – Gerar, de Viana (ES).

Antes, uma cerimônia de entrega de medalhas e certificados reuniu o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, o secretário-executivo do MDS, Alberto Beltrame, o secretário de Inclusão Social e Produtiva, Vinícius Botelho, gestores municipais e outras autoridades.

Os cinco projetos escolhidos, um de cada região do Brasil, têm a possibilidade de estabelecerem um convênio com o MDS no valor de até R$ 1 milhão cada, para ampliação ou implementação das ações.

Ao todo, 384 projetos de todas as regiões do país foram inscritos no Prêmio Progredir, sendo que 10 foram selecionados para a final. São iniciativas que promovem o acesso ao mercado de trabalho de jovens, adultos e pessoas com deficiência, geração emprego e renda, qualificação profissional e sustentabilidade.

A comissão julgadora foi formada por professores universitários e representantes dos setores industrial, de tecnologia e do comércio. Foram avaliados critérios como eficácia, capacidade do projeto se firmar e expandir e potencial de implementação em outros municípios.

Comemorações

Na tarde desta sexta-feira, ao retornarem de Brasília, os representantes de Campo Largo foram recebidos pelo prefeito Marcelo Puppi, em seu gabinete, onde foram homenageados pelo chefe do Poder Executivo do Município. Ele agradeceu o trabalho de cada um e disse que Campo Largo está se tornando referência nacional, e que as conquistas vão continuar. Marilda Borges Andrade, assistente social e coordenadora do trabalho técnico-social, Walquiria Menna, Juarez Carvalho, Altivir Vilsek Junior e Claudia Lorena, representaram Campo Largo em Brasilia.