Cursos do Bom Negócio 2010 começam pela região norte da cidade

30 abril, 2010 às 09:01  |  por Heidi Motomura

O primeiro dia de palestras dos cursos do programa Bom Negócio, ciclo 2010, reuniu cerca de 80 pessoas nos bairros Santa Cândida e Bairro Alto, na noite de quarta-feira (28). O Bom Negócio, da Prefeitura de Curitiba, oferece oportunidades de capacitação gratuita em gestão empresarial para empreendedores formais ou não formais, dos bairros e microrregiões da cidade. As aulas irão começar na segunda-feira (3).

O curso do Bom Negócio é totalmente gratuito e tem duração de 20 dias. O programa é dividido em cinco módulos: Gestão de Negócios, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão de Pessoas e Gestão Estratégica, e os empreendedores certificados passam a ter acesso a serviços de consultoria e acompanhamento de consultores especializados. Para participar do programa, basta assistir a palestra inaugural e preencher o formulário de inscrição, devendo informar dados pessoais e documentação básica, além de informações cadastrais da empresa em que atua.

O objetivo do programa é promover o desenvolvimento econômico local, orientando empreendedores na condução de seus negócios, o que resultará na criação de empregos e aumento de renda, fortalecendo a economia da região.

bomnegoio

Fernando Antonio Costin, é dono de um salão de cabeleireiros há 2 anos e participou do lançamento do Bom Negócio no Santa Cândida. “Quero aprender coisas novas para saber como lidar com o empreendedorismo. Estou ampliando o negócio e vou contratar mais gente para trabalhar. Vi na palestra que vamos saber como lidar com funcionários”, disse Costin. Ele afirmou que ficou sabendo do programa Bom Negócio por meio de uma cliente dele que fez o curso e recomendou. “Ela gostou e me incentivou a fazer também”, afirmou.

No dia 12 de maio será iniciado o segundo grupo do Programa Bom Negócio nos bairros Santa Felicidade, Pilarzinho, Mercês e Órleans. Os locais das aulas ainda não foram definidos. “Por meio do Bom Negócio, temos fortalecido os empreendedores, levando aos mesmos conhecimentos e qualificação, o que tem proporcionado resultados importantes para o desenvolvimento da cidade de Curitiba, com a geração de empregos e aumento da renda da população nos bairros”, afirmou Juraci Barbosa Sobrinho, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, responsável pelo programa.

Para Armando Moreira Filho, gestor do programa, a grande novidade para 2010 é a nova parceria acadêmica, firmada com a Faculdades SPEI, e a inserção de novos conteúdos, como Gestão de Pessoas, Inovação e Sustentabilidade, fundamentais para o sucesso das organizações. Sônia Cristina Gonçalves dos Santos Rosa foi uma das 48 pessoas que fizeram inscrição no Bom Negócio no Bairro Alto na noite de quarta-feira.  “Estou começando um negócio. Eu e minha mãe fazemos salgados para vender , mas ainda somos informais. A ideia com o curso é formalizarmos o empreendimento”, disse Sônia.

5 anos – Neste mês de abril o programa Bom Negócio completou 5 anos de existência. Desde o lançamento, o Bom Negócio foi realizado em 281 localidades em 66 bairros, e formou 8.914 empreendedores. Os beneficiados são, principalmente, donos de micros e pequenas empresas dos setores industrial, comercial e de serviços, tanto do mercado formal quanto informal.

“Temos pesquisas que mostram que 34% das pessoas que participaram do Bom Negócio tiveram aumento de renda e destes, 54% reinvestiram e compraram novos equipamentos para o negócio. O programa atua no estímulo ao desenvolvimento da economia nos bairros por onde passa”, afirmou Armando Moreira Filho, gestor do Bom Negócio.

Em parceria com o Sebrae – Sistema Fácil, a Agência Curitiba oferece também suporte especializado e todas as informações necessárias ao processo de formalização e legalização de pequenos empreendimentos, por meio do programa Profissão Empresário, nas Ruas da Cidadania. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3221-9900.

SERVIÇO
Inscrições para o Programa Bom Negócio

Data: 29 de abril
Locais: Colégio Estadual Leôncio Correia – Rua Costa Rica, 233, Bacacheri
CEI Doutel de Andrade – Rua Delegado Miguel Zacarias, 350, Boa Vista

Calendário dos próximos cursos
12/5 – Santa Felicidade e Pilarzinho
13/5 – Mercês e Orleans
26/5 – Uberaba e Capão da Imbuia
27/5 – Tarumã e Cajuru
9/6 – Água Verde e Novo Mundo
10/6 – Portão e Fanny
23/6 – Centro e Bom Retiro
24/ 6 – Alto da XV e Rebouças

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>