A Prefeitura de Curitiba, por meio da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), começará na segunda-feira (28) o cadastramento de estudantes de baixa renda para o passe escolar do transporte coletivo. O benefício dá direito a 50% de desconto na tarifa de ônibus.

O atendimento será feito em oito locais: no posto de atendimento do Passe Escolar na Estação Rodoviária de Curitiba (bloco interestadual) e nos postos da Urbs nas Ruas da Cidadania do Bairro Novo, Pinheirinho, Portão, Santa Felicidade, Boa Vista, Cajuru e Boqueirão. O atendimento será feito nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, até o dia 28 de março.

Para fazer o cadastro, é preciso preencher o formulário de requisição, que está disponível na página da Urbs na internet: www.urbs.curitiba.pr.gov.br. Basta escolher a opção “Passe Escolar” no menu “Transporte”. Lá estão disponíveis todas as informações sobre o cadastro e as regras do benefício.

Para ter direito ao passe escolar, o estudante precisa atender os requisitos da legislação municipal: morar e estudar em Curitiba, em instituições de ensino regular de primeiro, segundo e terceiro grau, com uma distância maior que um quilômetro entre a casa e a escola.

O critério de renda familiar varia conforme o número de filhos matriculados no ensino regular. Para um filho, a renda máxima familiar é de três salários mínimos; para dois filhos, renda máxima de quatro salários mínimos; para três ou mais filhos, renda máxima de cinco salários mínimos.

Os estudantes com direito ao passe escolar recebem um cartão-transporte especial, que permite a compra de créditos de transporte pela metade do preço normal. Com a tarifa de R$ 1,90, cada crédito para estudantes custa R$ 0,95. O cartão é pessoal, tem a foto do estudante e não deve ser repassado para outros passageiros.

O benefício concedido aos estudantes, assim como todas as gratuidades e isenções do transporte coletivo, são financiadas pelos passageiros pagantes. Todas as despesas do sistema de transporte são cobertas pelo dinheiro das passagens de ônibus. A conta final é rateada entre os passageiros que pagam a tarifa.

Perfil – Em 2007, foram feitos 23.251 cadastros do passe escolar. A maioria deles (61%) é de alunos de escolas estaduais. Em segundo lugar (24%) estão os alunos da rede particular, seguidos pelos estudantes de instituições federais (8%). Apenas 6% são alunos de escolas municipais. O número de alunos da rede municipal é pequeno porque a maioria deles estuda bem perto de casa. Graças à política de expansão da rede de ensino da Prefeitura, que leva em conta a demanda por escolas em cada região da cidade, há unidades em quase todos os núcleos habitacionais da cidade.

Confira os pontos de cadastro do Passe Escolar:

1) Posto Central do Passe Escolar e Cartão Transporte – Estação Rodoferroviária de Curitiba – Bloco Interestadual – av. Affonso Camargo, 330, Jardim Botânico

2) Rua da Cidadania do Bairro Novo – avenida Tijucas do Sul, 1.700, Sítio Cercado

3) Rua da Cidadania da regional Pinheirinho – terminal de ônibus Pinheirinho – av. Winston Churchill, 2.033, Pinheirinho

4) Rua da Cidadania da regional Portão – terminal de ônibus Fazendinha – rua Carlos Klemtz, 1.700, Fazendinha

5) Rua da Cidadania da regional Santa Felicidade – terminal de ônibus Santa Felicidade – rua Santa Bertila Boscardin, 213, Santa Felicidade

6) Rua da Cidadania da regional Boa Vista – avenida Paraná, 3.600, Boa Vista

7) administração regional do Cajuru – rua Luiz França, 2.032, Cajuru

8) Rua da Cidadania da regional Boqueirão – terminal de ônibus Carmo – av. Marechal Floriano, 8.430, Boqueirão