Estão abertas até o dia 31 de agosto as inscrições para 25 vagas de trainee do programa Inova Talentos, uma iniciativa do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). São oportunidades para diversas áreas, entre elas, engenharias, administração e tecnologia da informação. As vagas são para as cidades de Curitiba, Londrina e Maringá. Podem participar estudantes do último ano de graduação, recém-formados em até três anos e mestres. As inscrições devem ser feitas no site www.ielpr.org.br. 

Os escolhidos serão responsáveis pelo desenvolvimento de projetos inovadores dentro das organizações e receberão bolsas subsidiadas pelo CNPq que variam de $ 1,5 mil a R$ 3 mil mensais, pelo período de um ano. O processo seletivo prevê análise de currículo, testes online (inglês e resolução de problemas), dinâmicas presenciais e entrevistas. Uma das fases também inclui um desafio de inovação que terá de ser respondido pelos candidatos. 

Para o superintende do IEL no Paraná, Jose Antonio Fares, essa é uma oportunidade única para que esses profissionais possam construir uma carreira no mercado de trabalho. Esses trainees estarão em contato direto com a inovação, que é atualmente um dos principais instrumentos para promover o crescimento e a competitividade de empresas e indústrias brasileiras, destacou. 

Além de trabalharem com projetos de inovação em grandes empresas, os trainees receberão do IEL uma capacitação para o desenvolvimento de competências técnicas e humanas ao longo do programa. Eles devem iniciar suas atividades entre outubro e dezembro deste ano. 

Sobre o programa – O Inova Talentos tem duração de doze meses e está em sua segunda edição. O principal objetivo do programa é incentivar e ampliar o número de profissionais qualificados em atividades de inovação no setor empresarial brasileiro por meio da realização de projetos de pesquisa e desenvolvimento que colaboram com o crescimento e competitividade da indústria. Até o final de 2015 serão ofertadas cerca de mil bolsas em todo o Brasil.

Na primeira edição, que aconteceu no primeiro semestre deste ano, 228 trainees foram selecionados em todo o Brasil para o desenvolvimento de 156 projetos inovadores. No Paraná foram 19 projetos aprovados pelo CNPq e 24 vagas de trainees. Nesta segunda edição foram 226 projetos em todo o Brasil, sendo 15 aprovados no Paraná.