Considerado a maior esperança brasileira para, enfim, conquistar o tão esperado título do World Championship Tour (WCT), Adriano de Souza, o “Mineirinho”, demonstra confiança para a temporada de 2013 do cenário mundial do surf. Quinto no ranking mundial, o atleta cairá na água na primeira etapa do circuito, neste sábado (2), na Gold Coast, na Austrália. E se diz inspirado para este início de temporada: “Acho que 2013 tem tudo para ser meu melhor ano no calendário mundial do surf”.

“Estou muito preparado para começar a temporada. Quero e sei que posso fazer o que as pessoas esperam de mim e espero corresponder a todo o apoio que tenho recebido”, destaca Mineirinho.

“Tenho que evoluir em algumas etapas do circuito, em relação à ondas. Tenho que surfar melhor, e farei isso porque estou treinando muito. Se eu conseguir concertar esses detalhes, acho que terei condições de disputar o título com muita qualidade neste ano. Nos últimos anos, acabei sempre entre os cinco melhores. E sei que estou preparado para ir além disso”, afirma.

Pedra no sapato – Mineirinho quer eliminar logo na primeira etapa do circuito mundial uma sina: em Gold Coast, terminou as últimas quatro provas atrás do australiano Taj Burrows. Em 2013, ele tem a sensação que as coisas serão diferentes.

“Posso dizer que o Taj é a pedra no meu sapato nessa etapa. Nas últimas quatro vezes aqui em Gold Coast, perdi para ele. Quero vencer e, durante o caminho, encontra-lo para, enfim, dar o troco e quebrar essa sina”, explica Adriano, que no último ano foi o vice-campeão da etapa. “Fiz uma pré-temporada e uma preparação muito forte. Tenho uma base sólida em Gold Coast e sei que posso surfar bem nessa etapa. Então, vou me concentrar muito.”

Mineirinho sabe que a dificuldade que enfrentará logo na primeira bateria será apenas o início do que terá pela frente em 2013.

“O ano está só começando e tomara que comece com a conquista de Gold Coast. A competição será bem difícil porque todos os melhores do mundo estarão presentes, mas sei que posso surfar em alto nível e ficar brigando pela vitória até o fim”, salienta.

Confira o calendário do World Championship Tour:
Gold Coast, Austrália (2 a 13 de março)
Bells Beach, Victoria, Austrália (27 de maio a 7 de abril)
Rio de Janeiro, Brasil (8 a 19 de maio)
Tavarua/ Namotu, Fuji (2 a 14 junho)
Keramas, Indonésia (18 a 29 de junho)
Teahupoo, Polinésia francesa (15 a 26 de agosto)
Trestles, Estados Unidos (15 a 21 de setembro)
South West Coast, França (27 de setembro a 7 de outubro)
Peniche, Portugal (9 a 20 de outubro)
Banzai Pipelines, Havaí (8 a 20 de dezembro)