Morre Börje ‘Boss’ Forsberg, pai e produtor de Quorthon

21 setembro, 2017 às 11:24  |  por José Marcos Lopes

21687611_1761556343878583_1700941248836455217_n

Morreu em Estocolmo, na Suécia, Börje “Boss” Forsberg, pai e produtor de Quorthon, lenda e para muitos o criador do black metal. Ele tinha 73 anos e mantinha sua gravadora, a Black Mark Records, ainda em atividade. Forsberg produzia bandas de metal na Suécia no início da década de 80, quando seu filho, Thomas Forsberg, iniciou um projeto para “misturar Motörhead com Black Sabbath” (como ele mesmo definiu). Lançou um dos maiores clássicos metálicos de todos os tempos, o auto-intitulado “Bathory”, em 1984, com a produção do “Boss”. Seguiram-se “The Return” e “Under the Sign of the Black Mark”, consolidando o Bathory como a primeira “one man band” do mundo metálico (apenas o baterista era contratado) e uma das maiores influenciadoras do metal extremo em todos os tempos.

Quorthon chegou a formar um banda e planejar apresentações ao vivo. Mudou o som e a temática do Bathory a partir do quarto disco, quando passou a explorar a mitologia nórdica, abrindo caminho para outra vertente do black metal. O projeto de apresentações ao vivo, entretanto, não saiu do papel. São dessa época os também clássicos “Blood Fire Death”, “Hammerheart” e “Twilight of the Gods”. Aproximou-se de outros estilos do metal em “Requiem” e “Octagon” e fechou brilhantemente a história do Bathory com o dueto “Nordland”, volumes 1 e 2. Foram 12 álbuns entre 1984 e 2003, com o Bathory, além de dois álbuns e um EP solo. Quorthon morreu em 2004, enquanto dormia.

Um dos grupos suecos de heavy metal produzidos pelo “Boss” foi o OZ, um dos primeiros a conseguir projetação fora do país. Consta que a mão que segura um crânio na capa do disco “Fire in the Brain”, de 1983, é do próprio Quorthon.

 

oz

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>