Morre o baixista Martin Eric Ain, cofundador do Celtic Frost

22 outubro, 2017 às 16:06  |  por José Marcos Lopes

1143737384

Morreu em Zurique, na Suíça, neste sábado (21), o baixista e cofundador do Celtic Frost, Martin Eric Ain. Ele tinha 50 anos e sofreu uma parada cardíaca. Ain nasceu nos Estados Unidos, mas tinha dupla cidadania e morava na Suíça quando conheceu Thomas Gabriel Fischer, que ficou mais conhecido na época como Tom Warrior. Eles fundaram o lendário Hellhammer, que entrou para a história ao lançar um único EP, “Apokalyptic Raids”, em 1984, uma brutal mistura de metal com punk que segue influente até hoje.

Juntos, decidiram enterrar o Hellhammer e criar uma nova banda. Foi aí que surgiu Celtic Frost, uma das pioneiras do black/death metal mundial. Teve seus anos de glória com “Morbid Tales” (1984), “To Mega Therion” (1985) e “Into the Pandemonium” (1987). O grupo teve problemas internos e Ain deixou a banda. O que se mostrou uma decisão acertada, pois nessa época Fischer contratou outros músicos e lançou uma porcaria chamada “Cold Lake”, uma tentativa fracassada de hard rock que vez o planeta inteiro virar o nariz.

Nos tempos do Hellhammer

Nos tempos do Hellhammer

 

Enquanto Tom Warrior se dedicou a outros projetos, como o industrial “Apolyon’s Sun”, não há notícia de que Ain tenha se envolvido em outros projetos musicais. Ele abriu uma loja de CDs e um bar em Zurique. O Frost ressuscitou nos anos 2000, quando lançou o obscuro e pesadíssimo “Montoheist” (2006), seguido de uma extensa turnê. Mas novamente os problemas internos levaram ao fim da banda, como fica claro no documentário “A Dying God”, de 2008, feito pelo jornalista suíço Adrian Winkler. Logo Warrior anunciou o fim da banda e partiu para seu novo projeto, o Tritpykon.

 

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>