Uma sessão histórica realizada ontem em conjunto pela Assembléia Legislativa e a Câmara Municipal de Curitiba marcou as comemorações dos 316 anos da Capital paranaense. Na solenidade presidida pelo deputado Nelson Justus, o presidente da Câmara,  vereador João Cláudio Derosso, e o prefeito Beto Richa, foram homenageados com o Pinhão de Ouro pelos serviços prestados à comunidade. A cerimônia atendeu iniciativa dos deputados estaduais Ney Leprevost e Luiz Carlos Martins.

A cerimônia homenageou ainda os ex-prefeitos Jaime Lerner e Saul Raiz, além do ex-presidente da Câmara, Mario Celso Cunha. Ao saudar os presentes, Leprevost disse que a solenidade, além de homenagear Curitiba e a população, resgata a memória da cidade. “Os curitibanos têm muitas razões para se orgulhar e comemorar o aniversário de 316 anos da cidade. O sucesso de Curitiba é resultado da perseverança dos curitibanos e das administrações que deram continuidade aos bons programas”, afirmou Richa.

Richa disse que Curitiba é uma cidade modelo para o Brasil e o mundo, e que sua gestão tem investido em programas de melhoria da qualidade de vida de todos os curitibanos. Entre as prioridades, destacou os investimentos e programas nas áreas de educação, saúde, infraestrutura urbana e geração de emprego.

“Curitiba é o resultado do trabalho de cada um dos curitibanos e dos que de fora vieram e aqui se estabeleceram”, disse o deputado, que ainda analisou e lembrou que a cidade é solidária e citada como exemplo por conta de suas administrações.

Familiares de ex-prefeitos como Mauricio Fruet, Omar Sabbag, Iberê de Mattos, Ney Leprevost, Erasto Gaertner, Amâncio Moro e Lineu Ferreira do Amaral, entre outros, receberam homenagens póstumas. Mais 25 autoridades foram homenageadas com o Pinhão de Ouro na sessão solene da Assembleia. Durante a homenagem, foi servido bolo de aniversário aos presentes, e todos cantaram o “Parabéns à Você”.