Índios Araça-i visitam estudantes em Curitiba

Evento fez parte das comemorações da semana do indígena

25/04/09 às 00:00 - Atualizado às 18:50 Da Redação Bem Paraná
Apresentação dos guaranis no Colégio Medianeira, na sexta-feira (foto: Frans Rodrigues)

Índios Guaranis da Aldeia Araçá-í, de Piraquara, participaram de uma apresentação no Colégio Medianeira, na última sexta-feira (24). O objetivo foi quebrar o estereótipo dos índios lembrados em livros didáticos e mostrar um pouco da realidade em que eles vivem nos dias de hoje. Os indígenas apresentaram um pouco da cultura da tribo em canções compostas por eles para os alunos dos 1º e 2º anos do ensino fundamental.  

Os índios Guaranis, que vivem em Piraquara há mais de dez anos, são oriundos de Mangueirinha, região Central do Paraná. Hoje, a comunidade indígena conta com 18 famílias, um total de 74 pessoas. Devido à aldeia estar localizada em uma Área de Proteção Ambiental (APA), eles não podem plantar. Toda a renda familiar é proveniente da comercialização de artesanato (colares, cestos, flechas, chocalhos, entre outros), e do Programa Bolsa Família.

Os guaranis apresentaram canções que já foram gravadas em DVD e dois CD’s com composições próprias, na língua guarani. Para o cacique da aldeia, Marcolino da Silva, apresentações, como essa, são importantes para divulgar a cultura e as tradições indígenas. A maioria das letras das músicas é baseada no fortalecimento e respeito à natureza.

0 Comentário

Você precisa acessar o seu perfil para comentar nas matérias.

Blogs
Ver na versão Desktop