O Governo do Estado vai substituir a compra de leite em pó, que é feita atualmente pelas secretarias, pelo produto pasteurizado. Escolas estaduais, hospitais, centros de ressocialização e presídios passarão a consumir leite pasteurizado, produzido no Paraná. A substituição representa compra diária de cerca de 20 mil litros e, de acordo com o vice-governador Orlando Pessuti, a mudança ajudará a fortalecer os produtores locais.

“Dentro do princípio de fortalecimento da produção local e do programa Leite das Crianças, que oferece o leite pasteurizado, queremos comprar os produtos feitos no Paraná e na forma líquida. Leite, iogurte e bebidas lácteas que vão para a merenda escolar, por exemplo, são comprados em pó, e é isso que vamos mudar”, afirmou Pessuti.

A organização do programa de substituição das compras foi feita através do Conselho Revisor, do qual Pessuti é coordenador, e a proposta é utilizar a estrutura do programa Leite das Crianças, para implantar o novo projeto. O Estado já distribui, diariamente, cerca de 170 mil litros para crianças carentes, e as novas compras representarão aumento de cerca de 12% no volume distribuído, principalmente, para escolas.