20º

Dor na panturrilha pode ser alerta da mal circulatório

Chamado claudicação intermitente, esse sintoma é muito comum em quem tem problemas de circulação arterial nas pernas

03/08/09 às 00:00 - Atualizado às 10:05   |  Redação Bem Paraná
(foto: Reprodução)
Uma dor na panturrilha que costuma aparecer enquanto a pessoa está caminhando e desaparecer quando ela para. Chamado claudicação intermitente, esse sintoma é muito comum em quem tem problemas de circulação arterial nas pernas que - nos casos mais graves - podem levar à amputação dos membros inferiores. Aproximadamente 5% dos indivíduos, em especial na faixa etária dos 55 a 60 anos de idade, têm claudicação intermitente. O assunto está em pauta na Campanha Nacional de Divulgação da Angiologia e da Cirurgia Vascular, que ocorre até setembro.

A claudicação intermitente é consequência da diminuição da circulação do sangue nas pernas, provocada na maioria dos casos pela arteriosclerose – espessamento e endurecimento da parede arterial. “Controlar a obesidade é uma das maneiras de evitar esse problema”, observa José Luís Camarinha do Nascimento Silva, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV). Além da obesidade, outros fatores de risco estão associados à enfermidade, como hipertensão arterial, tabagismo, altos níveis de colesterol e triglicérides, diabetes mellitus, sedentarismo, estresse e histórico familiar.

 Dor nem sempre é levada a sério -  Indicativa de doenças vasculares, a claudicação intermitente pode ser confundida por leigos com outros problemas, como uma lesão muscular. “Muitas vezes a pessoa com o sintoma evita procurar um médico, esperando a dor passar, ou se aconselha com profissionais que não estão aptos a fazer um diagnóstico preciso”, explica o secretário geral da SBACV, Sergio Leal de Meirelles. Por essa razão, a SBACV está promovendo uma campanha – ancorada pela veiculação de outdoors em todos os estados - com objetivo de esclarecer à população que o angiologista e o cirurgião vascular são os profissionais de fato habilitados para diagnosticar e tratar males circulatórios, tais como claudicação intermitente, aneurisma, varizes e entupimento das carótidas (artérias que levam o sangue ao cérebro).

Os casos mais leves de claudicação intermitente são tratados com medicamentos chamados vaso-dilatadores, que dilatam os vasos permitindo aumento do fluxo de sangue e oxigênio. Uma caminhada feita com regularidade, sob orientação de um angiologista ou cirurgião vascular, também pode ser recomendada. Num estágio mais avançado – no qual a pessoa sente dores mesmo durante o descanso - o tratamento pode ser endovascular ou cirúrgico. Entretanto, melhor do que remediar é evitar o aparecimento do problema. O presidente da SBACV, José Luís, apontou alguns hábitos positivos para prevenir a claudicação:

- Fazer exercícios regularmente.

- controlar a obesidade.

- controlar os níveis de colesterol e triglecerídeos.

- controlar a diabetes.

- controlar a pressão alta.

Sobre a campanha nacional:

Aneurisma de aorta abdominal, varizes, claudicação intermitente, entupimento das carótidas. Estes problemas acometem a saúde de uma grande parcela da população brasileira que, devido à falta de informação, negligencia a prevenção. Com o objetivo de esclarecer sobre a importância de cuidados com essas doenças nas veias e artérias, e da busca de orientação do angiologista, a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular promove uma campanha nacional até setembro.

Anote:

A Campanha Nacional de Divulgação da Angiologia e da Cirurgia Vascular acontece até setembro.

Mais informações: www.sbacv.com.br
 
Publicidade
53 Comentários
  • jorge luiz 10/06/14 às 07:25
    olá, meu nome é jorge luiz, estou em tratamento de embolia pulmonar há seis meses e tudo começou com uma dor na panturrilha esquerda, quando no dia sete de janeiro senti a dor procurei o médico e ele prescreveu um dopler da panturrilha e passou alguns medicamentos ai então comprei os remédios e tomei a dor desapareceu completamente e não realizei o dopler isso tudo no dia sete de janeiro passados 14 dias eu fui internado com falta de ar canssaço e uma dor no tórax de um lado a outro e por conta disso já estive internado quase 30 dias já tive hemorragias de 7 a 8 dias e agora tem 15 dias que estou sentindo muitas dores nas pernas do joelho para baixo. apesar de estar sendo acompanhado pelos médicos eu ainda me preocupo muito. gostaria de saber se as dores pode ser considerada como normal ou há possibilidade da doença está se agravando
  • Abel Jorge 01/05/14 às 11:44
    Meu nome é Abel Jorge, tenho 74 anos, Sofro de dor na barriga da perna direita ao caminhar. Costumo fazer caminhadas quase todos os dias. Quando começo a caminhada até aos duzentos metros tudo bem. Seguidamente fico com uma dor tão forte que tenho que me sentar. A dor assemelha-se a uma faca espetada na barriga da perna que sentando-me passa. Se alguém poder ajudar agradeço.
  • ivo 11/04/14 às 14:01
    Boa tarde, o meu nome é Ivo, sim dor e queimamdo na panturrilha.
    O venhe ocasionar ísso?
  • miscias rodrigues de sousa 19/03/14 às 21:48
    meu nome miscias rodrigues de sousa tenho 53 anos adoro correr maratona corria todos os dias a seismese atrais agora na corro doi muito quando eu corro mais nao tenho condicao de tratar ela por quer nao tenho condicao de pagar um convenio medico sou aposentado adoraria ter um recurso para mim tratar espero ter um dia condicao obigado por favor mim ajudem amo corre
  • mariana 28/02/14 às 00:22
    Olá,Boa Noite!! hoje passei o dia todo sentido uma forte dor na panturrilha direita,ás vezes é só dor mais ás vezes é câimbra,então resolvi pesquisar o que poderia ser e estou muito assustada,porém,não sou diabética,não sou obesa,não tenho pressão alta...mas sou sedentária e passo a parte do dia fumando,tenho 26 anos e gostaria da ajuda de vcs.
    Por favor me ajudem!!!
  • sonia lamin 20/02/14 às 22:24
    Fiz cirurgia e tirei já 2 horta 1 na perna direita e a outa na esquerda sou uma pessoa que vivo de dieta tenho 1.55 e peso 54 kg e um dia dormindo tive câimbra e faço sempre aplicação de varizes é perigos ter câimbra? quais as consequências no oeganismo é perigoso? gostaria de saber.faço ginástica de 3º idade as vezes nado e ando de bicicleta e faço dança de salão.
  • PAULO GERMANO C. DE MELO 17/02/14 às 16:52
    Venho sentindo uma forte dor na panturrilha direita, já faz uma semana e n;ao passa. Certa noite, acordei com uma câimbra na panturrilha, fiz flexões nos dedos dos pés e parou um pouco, agora a dor continua mais forte, tenho pressão alta e faço tratamento, tomo Enalapril de 20mg + Natrilix 1,5 na parte da manhã, às 10hs da manhã tomo 1 comp. de ostriol 0,25mg + 1 comp. de alopurinol + 1 cpp. de bensilapim 0,25 mg eàs 10 Hs da noite tomo 1 comp de Sinvastatina de 40 mg. Ontem fui medir a pressão e ela estava 11x8 até tudo bem porém hoje sai fui fazer um serviço e medi ao voltar, ela ( a pressão_ esta em 8x4). O que devo fazer? tenho 71 anos. Já tive câncer do rins esquerdo e estou curado, tive câncer da próstata que estava 8,... e passou para 0,25.Qual o conselho que algum de vocês podem me dar, ficarei muito grato.
    PAULO GERMANO
    EMAIL:- paulogermano.germano@hotmail.com
  • Jaqueline 17/01/14 às 07:44
    Olá, muito obrigada por estas informações, eu tenho muitas dores nas panturrilhas porque trabalho muito tempo em pé. Vi também estas dicas e estou experimentando http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-se-livrar-de-dores-musculares-da-panturrilha-1643.html. valeu!
  • HELOISA HELENA 06/01/14 às 22:03
    MINHAS DUAS PANTURRILHAS DE UNS TEMPO PRA CA ESTA DOENDO DIRETO, EU NUNCA TIVE ESTA INFORMAÇAO VOU ME CUIDAR. OBRIGADO A VCS PELA INFORMAÇAO BJS
  • marcieli 04/01/14 às 08:44
    ola tenho 26 anos tenho uma dor nas batatas da perna. principalmente a noite trabalho muito em pé mas pareci q tenho uma inflamaçao no nervo dentro
  • WEMERSON 15/12/13 às 21:21
    TBM ESTOU COM DOR NA PANTURRILHA ESQUERDA ELA VAI E VOLTA DEPENDENDO DE COMO ESTOU TIPO SE ESTOU MUITO TEMPO EM PÉ EX: EU TRABALHO 24H DIRETO E NA MAIORIA DAS VZS FICO EM PÉ!!!
  • Robson Winkelmann 21/10/13 às 18:22
    Olá! tudo bem? eu tenho apenas 16 anos e de uns dias pra cá (6 meses) minha panturrilha direita está doendo, não muito mas as vezes dói bastante, mesmo eu estando sentado, e essa dor vai e volta! o que poderia ser? grato...
  • mércia 12/10/13 às 10:05
    Meu filho tem 13 anos e essa e a segunda noite que ele acorda gritando muito com uma dor intensa na panturrilha esquerda. A dor dura no máximo dois minuto e depois passa, ficando apenas dolorido. Ressalto que a dor ocorre no meio da madrugada, no estado de repouso (dormindo) e segundo meu filho parece que a panturrilha está sendo comprimida com muita força.
  • Flávio Oliz 04/10/13 às 16:18
    ola, tenho 42, anos sou do sexo masculino, sou corretor de imóveis, estou sentindo muita dores nas pernas nos últimos 20 dias, as dores tem sido cada vez mais frequentes, se apresentam mais quando fico em pé durante algumas horas, são dores frequentes na parte da panturrilha, parte de trás das perna, dos joelhos para baixo, as vezes doe também a noite, qual séria as causas,
  • Maria Regina da Silva 30/09/13 às 17:59
    Minha panturrilha e as duas pernas doem so a noite.Tenho dor intensa,e a perna direita incha muito,criando uma fenda.Ja consultei vascular,clinico,ortopediasta e traumato.Fiz eco dopler,nao apareceu nada.Aceito sugestão para indicação de qual profissional/especialista devo ir.Obrigada.
  • Maria da Graça 19/09/13 às 17:45
    Fica aqui o meu recado. Aneurisma de aorta abdominal é uma doença silenciosa e fatal quando não descoberta a tempo. A minha só foi descoberta por acaso através de exame de imagem. Muita gente tem aneurisma e não sabe. Meu conselho é fazer exame pelo menos uma vez por ano. A minha foi descoberta a tempo de colocar uma endoprótese . Espero ter ajudado. Repito aneurisma não dói e não tem nenhum sintoma.
  • Adilson Santos Sampaio 02/09/13 às 19:46
    Estou tendo queimação na panturilha da perna esquerda diariamente. Tenho problema de hipertensão arteria no estagio III - grave e cardiopatia isquemica grave, com colocação de 2 stends cardíacos. O que pode ser isso.
  • ariana b firmino 10/06/13 às 08:53
    ola estou commuita dor na perna direita que começa na panturilha e sobe fiz um exame ultrasom que deu um nodulo e estou com muita dor ja tomei remedio fui no medico mas nao resolveu meu problema me de uma ajuda
  • iara sevalt ferreira 02/06/13 às 18:06
    gostei de ler sobre esta materia, sinto dor na perna direita quando corro ou subo escadas num passo mais acelerado, dor como se fosse uma distenção,fico ate umas horas mancando, depois vai amenisando, fazem alguns anos atras fiz cirugia das varizes..
  • priscila 06/05/13 às 13:18
    ola tenho uma dor do lado da perna direita que só aparece ao caminhar ,,seguido de caimbras , e aparece um calombinho tmbm que incomoda muito ,fico preocupada ,,mais minha irma sente a mesma coisa
  • Matheus Vinicius 26/04/13 às 21:23
    Oi,tenho 16 anos e quando eu vou forçar um pouco a panturrilha parece que ela vai estourar, eu estico as pernas e forço ela e parece que alguma coisa vai ser romper poderia me dizer oque vc acha oqe eé ?
  • Erika Barrotti 24/02/13 às 17:25
    É importantissimo que este assunto seja divulgado não só na internet como na televisão, porque pessoas que tem dor na panturrilha esquerda pode ser má circulação do sangue, isso podera dar embolia pulmonar que muitas pessoas morrem por não saber que isso é perigoso, então peço que divulguem sobre esse assunto, por favor procurem se cuidar, procurem seu médico .
  • tatyane 22/02/13 às 08:06
    ola tenho 26 anos tenho uma dor nas batatas da perna. e embola um caroço e sobi da uma dor terrivel o que sera que é..não aguento mais como pode me ajudar.
  • Silvia Márcia Vasconcelos 06/12/12 às 23:11
    Olá. Meu nome é Silvia e tenho 41 anos. o meu caso é o seguinte: eu tenho 1.64 de altura e estou pesando 86 quilos. minha pressão tem ocilado durante o dia entre 12/8 a 14/9 e o meu colesterol está em 220. Por esse motivo comecei a caminhar no meu bairro já tem 2 semanas e estou sentindo muita queimação na canela e em cima do pé nos primeiros 30 minutos de caminhada. O que poderá ser? Podem me ajudar? Obrigada.
  • Maria das Graças Souza Crescencio 04/12/12 às 11:34
    Eu tenho uma dor leve que desce do quadril ate a perna isso pode ser problemas circulatório?
    Amélia Rodrigues-Bahia
  • john 18/08/12 às 22:03
    eu treino le parkour e a pouco tempo começou uma dor forte na panturrilha que tem vez que fica tão forte que não da nem para correr, que parece que falta força na panturrilha. eu tentei pesquisar sobre eu achei respostas de pessoas falando que o podia ser o formato do tênis, e quando eu comessei a treinar parkour eu cortei um pedaço de tatãmi e coloquei de palmilha, sera que pode ser por isso?
  • Erenice Rodrigues Pereira 28/07/12 às 09:17
    Há 7 dias operei das varizes; inclusive da perna esquerda foi retirada a veia ponte safena; na panturrilha do lado esquerdo, estou sentido muita dor, quase nã consigo caminhar, caminho com muita dificultade; as dores são como se fosse dor de caimbra. Preciso de uma orientação, por favor.
  • elenice 09/07/12 às 18:58
    minha mãe tem 65 anos e já operou as pernas mas em uma das pernas faz um nodulo na batata da perna e ela sente muita dor as vezes até manca vc pode me orientar o que devo fazer ela tem diabetes e já sofreu febrite na outra perna.
  • Sebastiana Batista Moura de Morais & Colegas. 23/05/12 às 22:34
    O nosso carteiro está com a panturrilha em forma de caroço muito duro, e ele fala que doe demais mesmo. Não consegue mais dorme, pois os medicamentos não estão fazendo efeito devido a dor ser intensa. Nós colegas de trabalho pedimos orientações. Gratos.
  • Vanessa 12/03/12 às 14:24
    Olá!

    Há uma semana tive uma dor intensa na parte inferior da minha perna direita (chamada de barriga da perna) depois de ter andado algum tempo de salto alto. Durante essa semana a dor parecia estar a passar, mas depois de ter exercido algum exercício físico (hidrostática no meu caso), essa dor mudou para uma dor atrás do joelho, parte superior da perna, calcanhar e uma dor mais aguda localizada no centro da barriga da perna.

    Não sinto nenhum caroço nem vermelhidão ou perna com algum nodulo ou mancha e esta dor passa com o repouso. Depois de 4 dias a dor parece estar a melhorar, mas volta novamente a uma dor geral e localizada, mesmo que um pouco mais baixa, após andar ou estar algum tempo em pé.

    Houve inclusive uma das noites que não podia dormir para o lado da perna afetada, porque causava dor na perna inteira (dor muito parecida, se não mesmo igual, a dor muscular após uma sessão de ginásio). Agora já está melhor.

    Já marquei consulta num médico mas ainda demora algumas semanas, por isso faço esta pergunta para ter mais luzes do que poderá ser e que cuidados poderei ter para não piorar e assim aguentar até à consulta...

    Tenho duvidas se é muscular ou vascular, se bem que não sou obesa e é raro andar de salto alto. A hidrostática também é só 2x por semana.

    Muito obrigada!
  • daniela 31/12/11 às 18:19
    á sete meses tenho uma queimação na perna esquerda , agora estou mancando muito não durmo mais tive elizipela estou sofrendo muito pois ninguen se inporta queima que nen pimenta oq é obrigada
  • José Fortunato da Silva 19/10/11 às 21:34
    Pratico esporte (futebol de campo) desde criança, nunca sentí nada que pudesse afastar-me dos esportes, mas recentemente sentí uma forte dor na coxa direita, de repente desceu até a perna. Pensei que fosse um casa simples, mas não passou. Ainda não procurei um médico, mas fiquei preocupado com a informação deste site. Por favor auxilíem-me.
    Fortunato.
  • neide brito 02/10/11 às 18:52
    eu estou com este sintoma,( dores nas panturrilhas esquerda e direitas), e sao constantes. Nao acho um angiologista pelo sus, e está me dando grande problemas, pos as dores são insuportáveis e nao sei o que fazer. Caso tenham aguma solução me passem um hotmail, no qual ficarei muito grata.
  • tatiana marinho barbosa 20/09/11 às 22:25
    sinto de vez enquando esta estranha dor na panturrilha esquerda. parece que ela ataca no começo da noite e passa e volta várias vezes durante a noite. Gostaria de saber se pode ser um caso de claudicação intermitente ?
  • Ailton Luiz Morales Costa 10/04/11 às 20:13
    Hoje de manhã, começou uma dor estranha não muito intensa na minha panturrilha esquerda, eu estava em repouso, pois meu trabalho permite isso. Ao ir embora durante o percurso, caminhei uns 6 quarteirões para pegar o ônibus quando senti taquicardia e após um pouco de tontura, chegando no meu bairro fui direto na farmácia verificar a pressão que estava normal 13x8. Chegando em casa, pedi para minha filha massagear minha panturrilha com hidratante e a dor aliviou, agora estou com, apenas um pouco sensível. Sou hipertenso e tomo losartana 2 vezes por dia, pratico exercícios, não bebo nem fumo e tenho 48 anos.
    Acho que não me identifiquei com nenhum dos depoimentos por isso gostaria de uma opinião profissional e nesta semana vou procurar um vascular.
  • Luzia 23/03/11 às 08:33
    Há cerca de uns 2 meses tenho tido dores agudas na panturrilha da perna esquerda,e tenho notado que vem aparecendo algumas manchas amarronzadas na região entre o calcanhar e a pantorrilha nas duas pernas,gostaria de saber se ambas as coisas estão ligadas ao problema circulatório?obrigada
  • valdirene ize umpierre 24/02/11 às 09:43
    fazem alguns meses que sinto fortes dores na panturrilha esquerda e tambem quase que diariamente sinto caibras na mesma esta dificil caminhar ,pois e como se um nervo da perna estivesse mais curto . a que profissional eu recorro um angiologista tambem? obrigada aguardo a resposta
  • geralda almeida 25/01/11 às 16:48
    Começo agradecendo pelo esclarecimento, pois devido a dores fortíssimas na panturrilha fui procurar prováveis causas e depois da informação dos senhores, ligo procurei um angiologista.
  • Ademir Francisco Andrade 11/12/10 às 19:48
    Há um mes estou sentindo de vez em quando dores na pantorrilha da perna esquerda, tenho problema de ritmia cardiaca e valvula mitral o que pode ser?
  • Cleiver Gonçalves Matos 11/11/10 às 16:06
    Boa tarde!!!!

    Eu devesenguando eu cindo uma dor na panturrilha da perna, se eu caminha muito ou não. mais so que eu cindo mais esqueta cindo essa dor ja vai pra 5 anos +ou-. a dor começa e ela ficar de um a dois dias, isso pode ser mal circulação? Mais so que eu tenho apenas 28 anos,
  • Caio Cesar Santiago de Lima 01/11/10 às 09:11
    Fiz cirurgia de carótida direita e estou apresentando muitas dores na panturrilha direita e queimação na panturrilha esquerda. Qual o caminho que devo seguir, já que fui operado em um otimo hospital. HSE rj
  • Sirley Reis Barbosa 26/08/10 às 14:47
    Oi estou sentindo bastante dor do lado esquerdo do quadril e nas duas pernas,são dores constantes que não aliviam, que pode ser?
    Obrigada.
  • Soraia 26/07/10 às 01:25
    A dor que sinto é exatamente a descrita na matéria. Basta andar um pouco, do estacionamento para o escritório ou para a sala de aula, por exemplo, que a dor começa principalmente na panturrilha direita. Em alguns minutos depois que paro de andar a dor passa. E tenho isso desde criança...
    Pela primeira vez tenho uma pista do que eu tenho, e vou procurar um cirurgião vascular.
  • joao batista cavalcanti 17/06/10 às 20:47
    sinto a panaturrilha d.incensivel levemente ,E sinto umcerto ardor,como se fosse dor leve na panturrilha.Isto é problema de articulação ou mácirculação?
  • Herman Alves Soares 16/05/10 às 14:13
    Tenho dores na panturrilha direita a dez anos, fiz 70 sessões de fisioterapia 30 de hidroginástica e passei por 12 ortopeistas tendo tomado 15 tipos de antiinflamatórios e nada.Agora estou com o terceiro reumatologista que pediu 3 ultrasoms da perna ,RX digital e exames de sangue.Os médicos não definem nada.Fiz eco dopler colorido das atérias da perna e não deu nada, apesar de que minha filha disse que a clínica não é boa.Não tomo mais remédios.A dor passa só com bolsa de água quente.
    Eu não sei mais o que fazer.
    E precisava de uma orientção.
    Grato, Herman Alves Soares.:
  • Eliane 15/04/10 às 12:31
    Eu sinto é fortes dores na panturrilha das duas pernas, mas só à noite. Quando caminho não sinto nada, mas à noite, as dores são quase que insuportáveis. Estou acima do peso, hipertensa. Será só má circulação?
  • Vilson Luiz dos Santos 13/04/10 às 11:44
    Não é comentário é pergunta: Porque após intensa atividade física costumo sentir dores intensas na panturrilha perna direita. Tenho 56 anos,magro,níveis de colesterol e triglicéres bons,pressão boa,não tenho diabetes e pratico exercícios regularmente.
    Atenciosamente,
    Vilson
  • joaofelix da silva filho 30/03/10 às 20:47
    sinto dores as vezes intensas por traz das pernas esquerda trabalho em pé o que fazer para passar esta dor ,e acho que é circulação qual seria o acoselhamento melhor?
  • Glades 09/03/10 às 15:54
    TENHO CAIMBRA NA PERNA ESQUERDA QUANDO FAÇO UMA CAMINHADA EXTENSA TENHO QUE PARAR POR UNS 05 MINITOS DEPOIS FICO COM O MUSCULO DOLORIDO O QUE DEVEO FAZER.
  • catina 21/02/10 às 18:44
    BOA TARDE,
    TENHO TIDO CAIMBRAS CONSTANTES NA PERNA ESQUERDA DURANTE A NOITE E MINHA PANTURRILHA DOI A MAIOR PARTE DO DIA, SEM CAIMBRAS, MAS NEM POSSO ENCONSTAR.NAO TENHO VEIAS APARENTES E NEM ROCHIDÃO. FAÇO CAMINHADAS TODOS OS DIAS . OQUE DEVO FAZER
    OBRIGADO
  • vera bombardelli 31/01/10 às 00:26
    Tenho cãibras quase todas as manhãs e a panturilha da mesma perna dói , seja caminhando ou em repouso. Devo procurar um angiologista? Só não fui ao médico antes por desconhecer QUAL especialidade procurar..
  • adriana 23/01/10 às 16:50
    gostaria de dizer que tenho dores horriveis na panturrilha sem fazer esforço nenhum como se estivesse deslocado os musculos e tudo começou quando fui me espriguiçar na cama e deu uma espécie de caimbra e não prestei mais! e agora que tipo de exame posso fazer pra descobrir a causa das dores?
  • luzia benevides alves de oliviera 10/10/09 às 08:36
    bom dia..

    cinto muitas dores nas penas ,elas fica toda chias de pinta vermelha e cinto formigamento em ambas..
    será que estou com porblema de mal circulação.?