Uma nova frente fria em formação no extremo Sul do continente deve atingir o Paraná a partir de amanhã, e deixa o fim de semana instável. Amanhã, a frente fria avança mais e há previsão de pancadas de chuva em todos os Estados do Sul. Pode chover forte em Santa Catarina e no Paraná, conforme previsão da Climatempo Meteorologia. Na sexta-feira, a frente fria se afasta, porém ainda deixa muita instabilidade na Grande Curitiba.

O inverno chuvoso como não acontecia há anos, deixou pelo menos um saldo positivo para a Capital. A Sanepar anuncia que a reservação da água nas barragens está com capacidade máxima, o que aumenta a segurança do abastecimento de água no próximo verão. Diferentemente do que previam as análises meteorológicas para o outono e inverno, com chuvas escassas e o clima mais seco, os 220 milímetros (mm) registrados somente no mês de julho, contra uma média histórica de 70 mm, conforme dados do Instituto Tecnológico Simepar, aumentaram os níveis das represas da Sanepar na Região Metropolitana de Curitiba — Piraquara I, Iraí e Passaúna.

As três barragens em operação tem juntas com capacidade total de reservação de 129 milhões de metros cúbicos (m³). Iraí (com 58 milhões de m³), Piraquara I (23 milhões de m³) e Passaúna (48 milhões de m³). Há ainda em formação a barragem Piraquara II, inaugurada no ano passado, atualmente com 60% de seu volume.

Quando ela estiver em pleno funcionamento, irá ampliar em aproximadamente 20,8 milhões de m³ o volume de água armazenado na região.
O Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba é responsável pelo abastecimento de aproximadamente 3 milhões de habitantes, interligados à rede de distribuição por cerca de 750 mil ligações de água. Além da capital, esse sistema integra os municípios de São José dos Pinhais, Araucária, Piraquara e Pinhais. Ainda abastece, parcialmente, os municípios de Fazenda Rio Grande, Campo Largo, Almirante Tamandaré, Campo Magro, Campina Grande do Sul e Quatro Barras.

Cataratas — As chuvas até a semana passada nas nascentes do Rio Iguaçu, na Grande Curitiba, ajudaram num espetáculo mais de 700 quilômetros da Capital. As Cataratas do Iguaçu, no Parque Nacional em Foz do Iguaçu, estavam ontem com o dobro da vazão normal.
A vazão chegou a 3 mil metros cúbicos por segundo, mais de duas vezes acima do normal (1,2 metros cúbicos por segundo). O aumento no volume de água é uma consequência das fortes chuvas na Região Metropolitana de Curitiba e, aos mais de 20 dias de chuvas incessantes.

Tempo — Para hoje, a previsão é de uma  manhã gelada com possibilidade de geada para o Centro-Sul do Estado. Em Curitiba, a mínima chega aos 8ºC. De tarde, à exemplo de ontem, há um rápido aquecimento pela presença do sol, e a tarde deve ficar quente para a época do ano. O inverno se estende até o dia 21 de setembro, quando tem início a primavera.

Para amanhã, as temperatuas oscilam entre 11 e 22 graus. O dia deve começar com sol entre poucas nuvens, mas de tarde a nebulosidade deve aumentar. Chuvas na Capital, porém, só mesmo na sexta-feira. Temporais devem ser verificados na faixa Oeste-Sudoeste. No final de semana, as temperaturas sobem em todo o Estado. No sábado, Curitiba deve registrar máxima de 26ºC.