A Comissão de Serviço Público da Câmara de Curitiba vai ouvir, hoje, o diretor de Serviços Especiais da Secretaria do Meio Ambiente (Administração dos Cemitérios e Serviço Funerário), Augusto Canto Neto. A reunião será às 14 horas, na sala das comissões. Os vereadores querem saber sobre a qualidade dos serviços funerários prestados à população. Canto Neto também deve comentar como está o processo de licitação para definir as funerárias que vão fazer parte do rodízio nos próximos dez anos. O processo de escolha das novas empresas iniciou em 2008, mas já foi suspenso três vezes pela Justiça, por conta de ações movidas por funerárias questionando o processo licitatório.

Permeabilidade do solo
O presidente da Câmara de Curitiba, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), propõe a criação de programa de recuperação e preservação da permeabilidade do solo na cidade. Pela sugestão, reformas, novas construções e obras de arruamento teriam que adotar tecnologias ambientalmente corretas de drenagem da água da chuva, sob pena de não obterem licenças da prefeitura. “São medidas para reduzir alagamentos e enchentes, facilitar o tratamento do esgoto e reduzir os gastos em saúde decorrentes de doenças de veiculação hídrica”, afirma o vereador.

Moradores de rua
A perspectiva de inserção de moradores de rua no Programa Bolsa Família fez com que a professora e vereadora Professora Josete (PT) desse origem a questionamentos sobre o cadastro desta faixa da população na Fundação de Ação Social (FAS). Em recente documento aprovado pelo plenário da Câmara de Curitiba, a parlamentar solicita informações a respeito. Sugeriu a viabilidade de inserção e indagou qual o tipo de envolvimento da administração municipal na questão. Josete também pergunta sobre a fase deste cadastramento.

Aprimoramento
A Câmara de Curitiba, que há quase uma década vem mantendo destaque em pioneirismo e níveis de qualidade entre os legislativos do País, está aprimorando todos os seus procedimentos, sejam aqueles reservados à parte de gestão administrativa do processo legislativo ou de capacitação do quadro funcional. A ideia, segundo Relindo Schlegel, diretor do departamento de administração e finanças da Casa, é “aperfeiçoar os processos internos dentro dos critérios da certificação ISO 9001, garantindo que Curitiba seja a segunda capital do País a implantar as normas, atrás apenas de Salvador.” A permanente atualização dos setores da prestação do serviço público da Casa é, inclusive, atribuída pelo presidente João Cláudio Derosso (PSDB) como meta de trabalho desde o primeiro mandato na presidência.