O prefeito Beto Richa participou no sábado (26) da festa de aniversário dos quatro anos do programa Comunidade Escola. A comemoração foi na Escola Municipal Álvaro Borges, na CIC, a 77ª unidade da rede municipal de ensino incluída no programa. “O Comunidade Escola, uma das principais propostas que fizemos na campanha de 2004, é um grande sucesso, com benefícios enormes para toda Curitiba”, afirmou Richa. “Já são mais de 5 milhões de participações”, acrescentou.
“O Comunidade Escola veio para ficar. O programa fortalece as relações das famílias com a escola, promove a construção da cidadania e cresce muito com a participação dos voluntários, que demonstram sempre solidariedade e fraternidade com o próximo”, acrescentou Richa. O programa mantém abertas as escolas municipais nos fins de semana, das 9 às 17 horas, com uma série de atividades e serviços gratuitos para toda a população.
 
Junto com a festa de aniversário, foi inaugurada a quadra coberta da Escola Álvaro Borges, a 84ª  entregue pela Prefeitura. A comemoração foi animada com balões coloridos, música, apresentações de dança, ginástica olímpica, do coral da escola, da fanfarra e, para encerrar a festa, bolo e o “Parabéns pra Você”. Cerca de 400 pessoas da comunidade participaram da comemoração.
 
“Hoje é um dia de muita alegria e eu devo agradecer a vocês pela participação nas conquistas e avanços da cidade. Optamos por uma administração de qualidade e consideramos a educação como a grande prioridade”, disse o prefeito Beto Richa. “E priorizamos a CIC, uma das regiões menos assistidas da cidade, criando a Regional, como respeito à população e para trazer os serviços da Prefeitura mais próximos da comunidade”.
 
O vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci acompanhou a festa. Cercado por crianças e adolescentes, Richa cantou com o coral “Aquarela”, de Toquinho, e ouviu o pedido por uma pista de skate. O prefeito autorizou imediatamente a construção da pista. Ao lado de skatistas, Richa ensaiou uma pequena manobra com um skate. “Juntos estamos construindo a cidade e, o melhor, é que estamos fazendo tudo com muito amor”, acrescentou Richa.
 
A secretária municipal da Educação, Eleonora Bonato Fruet, anunciou que o Comunidade Escola terá até o fim do ano 82 escolas com atividades nos fins de semana. “Estamos aqui hoje para celebrar a vida, celebrar os quatro anos do Comunidade Escola e a efetiva união entre famílias, crianças e professores, uma união que queremos que aconteça todos os dias. A diretora da Escola Álvaro Borges, Maria Miriam Prates, disse que o programa trouxe uma nova energia para a unidade de ensino.