O espetáculo musical Caelestia, da cantora Fortuna com o coro dos Monges Beneditinos do Mosteiro de São Bento, em São Paulo, já tem data marcada: será no dia 21 de novembro, no Teatro Guaíra. O show faz parte do projeto “Obrigado Paraná”, da Federação Israelita do Paraná, dentro das comemorações dos 120 anos da Imigração Judaica no Estado.

“Queremos manifestar o reconhecimento da comunidade judaica à sociedade curitibana e paranaense pela acolhida dos imigrantes judeus”, afirma Manoel Knopfholz, presidente da Federação Israelita do Paraná.

No show, são interpretadas canções ladinas e gregorianas, que falam de mudanças históricas, da vida errante, das festas, das dores e alegrias dos povos, em um diálogo musical e inter-religioso com os Monges Beneditinos. O evento é gratuito e aberto ao público.

Fortuna é cantora e compositora brasileira. De origem judaica, é pesquisadora do cancioneiro ladino desde 1992 e tem uma proposta única, unindo música, dança e dramaturgia na recriação de um riquíssimo legado cultural. O ladino, dialeto judeu-hispânico, é o idioma dos sefaraditas, os judeus de Sefarad, nome hebraico da Península Ibérica. Atualmente, Fortuna tem 7 CDs e 2 DVDs gravados, somando quase 100 mil cópias vendidas. Na década de 1980, enquanto encenava suas primeiras peças, compôs um repertório de canções em parceria com o poeta curitibano Paulo Leminski.

Caelestia

Data: 21 de novembro de 2009
Horário: 21h
Local: Teatro Guaíra (R. XV de Novembro, 971)
Informações: (41) 3015-5561 / 9119-1820
Entrada gratuita