A pesca de robalos-flexa e robalos-peva está proibida, entre os meses de novembro e dezembro, no litoral paranaense. O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, participou do encerramento do IX Rally Náutico, realizado no balneário de Pontal do Sul, município de Pontal do Paraná, neste final de semana e lembrou que a campanha para proteção da espécie é uma parceria com os pescadores amadores e Iate Clubes do Litoral.

De acordo com a resolução número 060/ 2009 da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, até o dia 31 de dezembro é permitida aos pescadores esportivos apenas a prática do ‘pesque e solte’. Isso se deve a constante diminuição da espécie e a sua importância para o meio aquático e para os pescadores.

“É uma resolução inédita e que tem o objetivo de garantir a conservação da fauna aquática, mantendo-a em equilíbrio e assegurando a abundância destas espécies na região litorânea”, afirmou o secretário. “E, por conseqüência, a medida também colabora com o desenvolvimento do turismo de pesca esportiva sustentável”, completou.

O secretário Rasca lembrou que a parceria a Liga Paranaense de Pesca, Federação de Pesca esportiva, clubes de pesca e Iate Clubes do Litoral Paranaense tem sido fundamental para divulgar a resolução e coibir a pesca predatória no período de reprodução das espécies, bem como a venda de robalo neste período.

“Um exemplo da parceria é o Iate Clube de Guaratuba que não permite o manuseio de peixes fora do tamanho permitido por lei em suas imediações”, destacou Rasca.

Regras — Nos demais meses, poderão ser capturados até sete exemplares, independentemente da espécie do peixe, por pescadores esportivos amadores ou praticantes da pesca subaquática. Neste caso, devem ser observados os tamanhos e pesos permitidos para cada espécie. Para o robalo-peva o tamanho mínimo é 40 centímetros e o máximo, 50. Já para o robalo-flexa o tamanho permitido varia entre 60 e 70 centímetros.

De acordo com a nova regulamentação, cada pescador esportivo ou de pesca subaquática poderá capturar e transportar apenas um único exemplar da espécie com medidas excedentes ao tamanho máximo permitido – que será considerado troféu.

O pescador esportivo Gustavo Todeschini diz que a ação inédita no Paraná é importante porque tanto o pescador esportivo como o profissional depende da quantidade de vida dos animais na Baía.

Gustavo explica que, além de atingir todas as idades, nas competições de pesca o esporte só valoriza e conta ponto para aqueles que pescam peixes que estejam em condições para voltar para água. “A regra do campeonato é: só vale peixe vivo”, destaca. “O pescador não mata o animal. Isso serve para mostrar para todos que irão acompanhar o campeonato que existe como se divertir pescando e soltando o peixe, um dos grandes prazeres da pesca”, conta.

Robalo — Uma campanha foi criada especialmente pela Sema e Governo do Estado para divulgar a resolução 060/09, referente à pesca de robalo no litoral: “O robalo e seus amigos avisam: pesca irregular é a maior roubada”. Com esta chamada a campanha traz ainda, informações sobre os crimes ambientais subaquáticos e o valor da suas multas.

Os panfletos da campanha que serão distribuídos nas praias também servirão como um guia para os amantes da pesca. Inclui infomrações como, por exemplo, a melhor lua para pescaria que é a Lua Minguante, seguida da Lua Nova. Além disso, outros fatores – como temperatura da água, horário da pescaria, pressão atmosférica, técnica de pescaria e do pescador, fome do peixe, isca usada e equipamento adequado que podem influenciar nos resultados da pesca, fazem parte do material.

Além disso, todos os pescadores receberão uma régua adesiva que pode ser colada nos barcos para medir se o peixe está dentro do tamanho permitido.