Estão abertas as inscrições para 13 cursos técnicos de nível médio que o Senai oferecerá a partir do primeiro semestre de 2010 em Curitiba e Região Metropolitana. São mais de 600 vagas distribuídas pelas unidades da CIC e Cietep, na capital, além de São José dos Pinhais e Rio Branco do Sul. As inscrições, que custam entre R$ 30 e R$ 35, podem ser feitas nas próprias unidades, sendo que os interessados terão que passar por um processo seletivo para garantir a vaga.

Os cursos técnicos do Senai são abertos para pessoas com ensino médio completo ou que estejam cursando o último ano. Eles têm duração que varia de um ano e meio a dois anos, capacitando, por meio de conhecimentos teóricos e práticos, novos profissionais para diversos setores industriais. Os cursos costumam abrir portas para o mercado de trabalho, já que 91% dos alunos formados pelo Senai Paraná conseguem uma colocação.

Em Curitiba, o Senai CIC está com inscrições abertas até o dia 26 de novembro. A unidade oferece cursos técnicos com duração de dois anos nas áreas de Bioprocessos Industriais e Biotecnologia (noturno, 35 vagas), Eletrônica (noturno, 30 vagas), Mecânica Industrial (30 vagas para o período da manhã e 30 para a noite) e Mecatrônica (30 vagas para o período da manhã e 30 para a noite). Além disso, outros dois cursos têm duração de um ano e meio: o de técnico em Gestão e Produção de Alimentos e o de técnico em Meio Ambiente, ambos noturnos, com 30 vagas cada.

No Senai Cietep, que também encerrará as inscrições no dia 26 de novembro, serão oferecidos mais cinco cursos técnicos, todos com turmas tanto no período da manhã como à noite. Estão abertas vagas nas áreas de Edificações (34 vagas por turno), Estilismo de Confecção Industrial (34 vagas por turno), Manutenção Automotiva (33 vagas por turno), Segurança do Trabalho (34 vagas por turno) e Telecomunicações (33 vagas por turno). Eles têm duração de dois anos, com exceção da capacitação em Segurança do Trabalho, que dura um ano e meio.

Região Metropolitana – Em São José dos Pinhais, estão abertas as inscrições para o curso técnico em Mecânica. O programa também tem duração de 2 anos e estão sendo oferecidas 30 vagas para o período da manhã e 30 para o período da noite. Os interessados podem se inscrever para o processo seletivo na própria unidade do Senai, até o dia 26 de novembro.

Já em Rio Branco do Sul, o Senai abre a partir do primeiro semestre de 2010 uma nova turma do curso técnico em Eletromecânica. São 36 vagas disponíveis para aulas no período noturno, com duração de 2 anos. As inscrições podem ser feitas também na unidade do Senai no município até o dia 30 de novembro.

Casa aberta – Para ajudar na escolha de um curso profissionalizante, o Senai realizará em todas as suas unidades do Paraná, nos dias 13 e 14 de novembro, a primeira edição do projeto Sesi/Senai Casa Aberta, proveniente da antiga Mostra de Profissões do Senai. A programação será dividida entre atividades voltadas para estudantes de escolas públicas e particulares, empresários e a comunidade em geral. Entre outras ações, técnicos e alunos do Senai apresentarão atividades práticas nas oficinas e laboratórios da instituição. Os participantes poderão também assistir a palestras sobre diferentes ocupações industriais. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no site www.pr.senai.br/casaaberta.

SERVIÇO

Unidades do Senai em Curitiba e Região Metropolitana

SENAI CIC

Inscrições: até 26/11

Endereço: Rua Senador Accioly Filho, 298 – CIC

Informações: (41) 3271-7100 ou [email protected]

SENAI CIETEP

Inscrições: até 26/11

Endereço: Avenida Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico

Informações: (41) 3271-7400 ou [email protected]

SENAI SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

Inscrições: até 26/11

Endereço: Rua Dr. Muricy, 203 – Costeira

Informações: (41) 3299-6200 ou [email protected]

SENAI RIO BRANCO DO SUL

Inscrições: até 30/11

Endereço: Rua Santos Dumont, s/n – Tacaniça

Informações: (41) 3652-8101 ou [email protected]