Preparar corretamente a superfície é garantia de uma textura bonita e durável. É o que afirma Valter Bispo, gerente de produtos da Eucatex Tintas e Vernizes. Assim, antes de realizar uma das técnicas mais utilizadas em decoração na atualidade, todas as manchas de graxa ou gordura devem ser removidas da superfície, usando solução de água e detergente, com enxágue e secagem adequados. Nas partes com mofo, a lavagem deve ser feita com água sanitária. Já em caso de reboco novo ou reboco fraco (aquele que solta partículas quando se passa a mão sobre ele), é imprescindível aguardar pela secagem e cura, por um mínimo de 30 dias.

Limpa e seca, a superfície está pronta para receber uma farta demão do Eucatex Fundo Preparador de Paredes. Para a escolha da textura, o conselho de Bispo é ousar. Pode-se escolher um tom mais intenso para uma das paredes e deixar para as demais o contraste em cores mais suaves. “A preferência deve ser dada ao branco, que combina com todas as cores, ou aos tons que tenham a mesma ‘temperatura de cor’ da textura escolhida. Ou seja, se essa é de uma cor quente, como vermelho ou amarelo, deve ser utilizado um tom aparentado, porém mais claro. Se for de cor fria, como azul ou verde, também é indicado o uso de um tom aparentado e mais claro”, ensina.

Feita a escolha das cores e preparada a superfície, é hora de aplicar a Eucatex Textura Acrílica Riscada. Mas, para criar um efeito ainda mais interessante, é indicado o uso, em seguida, do Eucatex Gel Envelhecedor.

E para facilitar o trabalho, a Eucatex preparou um passo a passo que pode ser realizado por profissionais ou mesmo por aqueles que fazem questão de um toque pessoal.

Os produtos da Eucatex são encontrados em lojas especializadas. É possível conhecer todas as linhas fabricadas pela empresa no site www.eucatex.com.br. Os contatos podem ser feitos no 0800 172554 e e-mail [email protected]
 
Textura e gel: o toque que faltava

Material necessário:

Eucatex Fundo Preparador de Paredes

Eucatex Textura Acrílica Riscada

Eucatex Gel Envelhecedor

Lixa

Desempenadeira de aço

Desempenadeira de plástico

Rolo de lã

Tecido de algodão

Eucatex Acrílico Marítimo Super Premium (acetinado)

Eucatex Acrílico Fosco Premium (fosco).

Passo 1 – Remova as partes soltas ou mal aderidas raspando, lixando ou escovando a superfície.

Passo 2 – Após o lixamento, elimine o pó com pano levemente umedecido. Em seguida aplique uma demão de Eucatex Fundo Preparador de Paredes.

Passo 3 – Aplique a Eucatex Textura Acrílica Riscada em áreas de aproximadamente dois metros quadrados, com desempenadeira de aço. Procure deixar uma camada uniforme de textura. Dica: nas áreas com excesso de textura, use a desempenadeira para remoção. A altura ideal é de aproximadamente 3 mm.

Passo 4 – Para criar o efeito riscado na textura, utilize uma desempenadeira de plástico, fazendo movimentos verticais, horizontais ou ambos.

Passo 5 – Após a secagem total da textura (aproximadamente 24 horas), a superfície estará pronta para receber uma demão do Eucatex Gel Envelhecedor diluído em água, conforme recomendação da embalagem. Aplique o gel em faixas de 40 cm de largura utilizando um rolo de lã. Atenção: não aplique em faixas maiores para evitar que a secagem dificulte a criação do efeito.

Passo 6 – Com um tecido limpo, levemente umedecido em água, retire ligeiramente o excesso de gel, deixando as depressões com maior quantidade do produto. Dica: prefira os tecidos de algodão, pois soltam menos pelos.

Passo 7 – O excesso de texturas internas deixa o ambiente sem equilíbrio. Escolha uma ou duas paredes (de preferência opostas) para aplicar a textura e nas demais utilize uma linha de acabamento sofisticado e elegante, como Eucatex Acrílico Marítimo Super Premium (acetinado) ou Eucatex Acrílico Fosco Premium (fosco).