17º

Instituto de Identificação divulga novas regras para tirar carteira de identidade

Em Curitiba, a 1º via custa R$ 12,14 e o documento deverá ficar pronto em até quatro dias

21/01/10 às 11:02   |  AEN
Tirar carteira de identidade ficará mais fácil a partir da próxima segunda-feira (25). O interessado não precisará pagar com antecedência a guia de recolhimento do Estado do Paraná (GR-PR). Para obter o documento é só comparecer a qualquer um dos postos do Instituto de Identificação, portando apenas a certidão de nascimento, CPF (opcional) ou certidão de casamento.

No caso de menor de idade, o mesmo deverá estar acompanhado pelos pais ou responsável legal. A guia é expedida no próprio posto e poderá ser paga até a retirada do documento. Em Curitiba, o documento fica pronto em até quatro dias. O valor da taxa para a emissão da 1º via da carteira de identidade é de R$ 12,14. Para a 2ª via é de R$ 18,21 e R$ 21,25 para a 2ª via com retificação.

De acordo com a direção do Instituto de Identificação, as taxas recolhidas junto ao Banco do Brasil serão aceitas normalmente. O usuário pode consultar os postos ou pelo site www.ii.pr.gov.br onde estão disponíveis todas as informações para a retirada da identidade.
Publicidade
12 Comentários
  • lucimar cardoso 06/01/14 às 17:31
    ola gostaria de saber qual o valor pra mudar minha carteira de identidade de solteira para casada
  • Márcio Gomes do Rosário 13/11/12 às 09:46
    O nome de minha mãe é SEBASTIANA VIRGINIA PEREIRA DO ROSÁRIO, e na minha certidão de nascimento como também no meu RG, esta como SEBASTIANA PEREIRA DO ROSÁRIO. Gostaria de saber se teria condições de fazer a alteração correta, pois tenho dificuldade para abrir contas em banco e fazer cadastro no comércio. Grato.
  • Regina 25/07/12 às 18:43
    Perdi minha a carteira de identidade,fiz o B.O , mais até agoora naada então queria saber como retirar a 2º viia e quanto vai me custar e o local onde fazer >=(
  • Mônica Mariza 28/04/12 às 19:59
    Ola, gostaria de saber se o preço da 1ª via da identidade é realmente R$ 12,14 ali no cic , ouvi dizer que era R$ 20,00 . Obrigado!
  • cleice 23/01/12 às 14:16
    ola fiquei sabendo q menores de 16 anos nao paga é verdade
  • Juarez Eduardo Legat 19/09/11 às 07:17
    Quero renovar minha carteira de identidade pelo seguinte: O nome de minha mãe esta errado, nome certo Zilmia- nome errado Zulmira.
    Tem um porem, na minha certidão de nascimento, o nome de meu pai,esta assim: Nelson A. Legat, que é Nelson Antonio Lagat.
    Fui requerer outra carteira, mas naõ foi aceito pelo motivo do A. abreviado, de Antonio.
    Eu só quero a correção do nome de minha mãe. Como devo fazer?
  • Elizete 14/09/11 às 09:09
    Olá bom dia! gostaria de saber sobre menor de idade para fazer os primeiros documento,RG e CPF,
    tenho 2filhas uma de 14anos ,10anos de idade
    O novo documento é valido também para o menor? Como devo fazer?Obrigado!
  • Evilyn 13/07/11 às 18:18
    olá quero saber se precisa levar pai e mãe para fazer identidade.
    Desde já agradeço.
  • pri 24/08/10 às 15:06
    fui fazer minha segunda via para retificar o nome e o cara me abocanhou 25 reais hoje huahuahua
  • idenir carlos da silva 03/08/10 às 17:10
    gostaria de mudar minha identidade se solteira para casada que documentos preciso, e quanto tempo leva para ficar pronta e qual o custo .
  • SAMARA DE CASTRO SANTANA 07/04/10 às 20:29
    SIM QUANTOS DIAS UTEIS PARA QUE FIQUE PRONTA A SEGUNDA VIA COM RETIFICAÇÃO
  • Luiz MOnteiro 24/03/10 às 15:38
    gostaria que nos informasse os dados da certidão de nascimento do senhor ALFREDO HARTMAN, rg 1.439.447 SSP/PR, TAIS COMO NUMERO DO TERMO, FOLHAS E NUMERO DO LIVRO, ESTE CIDADÃO ENCONTRA SE COM HANSENIASE E PRECISA DE SEUS DOCUMENTOS PARA PODER EMITIR SUA CARTEIRA DE IDENTIDADE, FAVOR NOS UNFOPRMAR COM MAXIMA URGENCIA.