12º

Governo divulga salários de servidores

02/02/10 às 00:00   |  Da Redação
O governo do Estado disponibilizou ontem na internet, a relação dos servidores públicos e seus salários. A lista pode ser consultada na seção “transparência” do portal do governo (www.pr.gov.br”. A relação está em ordem alfabética e traz o nome, o cargo que o funcionário ocupa e sua remuneração.

“O cidadão paranaense é o ‘patrão’ dos servidores e ele tem todo direito de saber para quem paga salários e quanto paga”, justificou ontem o governador Roberto Requião (PMDB), durante evento em Foz do Iguaçu. Requião disse ainda que a publicação dos salários ajudará a sociedade a identificar onde estão os salários mais elevados, e também os mais baixos. Segundo ele, servirá para revelar, por outro lado, reivindicações de aumento injustificadas – no caso em que uma categoria já receber um bom salário, por exemplo.

O sindicatos dos servidores públicos estaduais aprovou a medida, mas cobra que também sejam divulgados na internet os salários não só dos funcionários do Executivo, mas também de outros poderes e órgãos como Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas, e da Justiça. Atualmente, além do Executivo, apenas o Ministério Público divulga esses dados.

No caso da Assembleia, é publicada apenas a lista dos funcionários, sem a lotação dos mesmos, nem o salário. Requião chegou a enviar, em abril de 2008, uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) pela qual todos os poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário, além de TC e MP – teriam que publicar mensalmente detalhes sobre seus gastos. O presidente da Assembleia, deputado Nelson Justus (DEM), se recusou a colocar a proposta em discussão, alegando que ela seria inconstitucional. Em julho do ano passado, Requião cobrou a votação da proposta, mas  Justus manteve a iniciativa engavetada.

Publicidade
9 Comentários
  • Zilda Pires 18/05/12 às 17:05
    Ésse governinho do Paraná é acópia do nazista do Lerner. Deve estar apreensivo por ter sido citado no listão do Cahoeira.Parabéns senhor das ilusões; aproveite bem este mandato porque tenho náusea de vcs
  • Resposta à Suellem 05/04/11 às 22:40
    QUE PENA QUE EU, COMO VOCÊ, E TODO O POVO BRASILEIRO, PAGAMOS PELA ESCOLA PÚBLICA, PELA, SAÚDE PÚBLICA, PELOS MEDICAMENTOS DA FARMÁCIA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE, PELA SEGURANÇA PÚBLICA, MAS NADA DISSO FUNCIONA COMO DEVERIA. SERIA MELHOR RECEBER O SALÁRIO QUE VOCÊ RECEBE SRA. SUELLEM E PODER PAGAR TUDO ISSO COM O MEU PRÓPRIO DINHEIRO, MAS O SALÁRIO DO "POVO BRASILEIRO" QUE FAZ ESSE NOSSO BRASIL CRESCER, SERVE SIMPLESMENTE PARA ALIMENTAR E COBRIR O CORPO (QUANDO DÁ). SIM, MERECEMOS UM SALÁRIO DIGNO, NÃO IMPORTA A PROFISSÃO QUE TENHAMOS. MAS, EM UMA COISA VOCÊ PRECISA CONCORDAR COMIGO, QUE O SALÁRIO DA MAIORIA DOS CARGOS DE CONFIANÇA É INJUSTO E NÃO MERECIDO. SEI QUE EXISTEM SERVIDORES QUE TRABALHAM, MAS OS OUTROS SOMENTE REGISTRAM O PONTO E FICAM SEM TRABALHAR (EU VI NA TV). SÓ TE PEÇO UMA COISA: NÃO FALE MAL DO "POVO BRASILEIRO". OBRIGADO. OBS.: TAMBÉM SOU SERVIDOR.
  • SUELLEM 08/02/11 às 13:40
    ODEIO ESSE POVO QUE DIZ """" EU PAGO MEUS IMPOSTOS"" OU """NÓS QUE PAGAMOS O SEU SALARIOS"" SOMOS OS PATRÕES DO FUNCIONALISMO PUBLICO..... POIS SAIBA VOCE, QUE , EU SOU FUNCIONARIA PUBLICA E PAGO MEUS IMPOSTOS TANTO QUANTO VOCE... EU AJUDO A PAGAR A ESCOLA DO SEU FILHO, AJUDO A PAGAR O MEDICO QUE VOCE USA GRATUITO, OS REMEDIOS QUE VOCE PEGA NOS POSTOS DE SAUDE, AJUDO A PAGAR A POLICIA QUE FAZ SUA SEGURANÇA... PORQUE EU TAMBEM SOU O POVO... PROFESSORES , MÉDICOS E POLICIAIS NÃO SÃO SUPER HEROIS, OU MÁQUINAS... TEMOS FAMILIA, FILHOS , ESPOSAS, TEMOS NOSSAS DESPEZAS E PAGAMOS IMPOSTOS.. ENTÃO, QUANDO VOCE PENSAR EM DIZER ISSO NOVAMENTE , LEMBRE-SE DISSO....EU, COMO PROFESSORA TENHO QUE DAR EDUCAÇÃO PRO SEU FILHO E PRO MEU. .. EU, COMO MÉDICA TENHO QUE CURAR O SEU FILHO E O MEU.... EU COMO POLICIAL TENHO QUE ZELAR DA SEGURANÇA DO SEU FILHO E DE TODA MINHA FAMILIA.. ALEM DISSO O PROFESSOR E O POLICIAL DE VEZ EM QUANDO, TEM QUE TENTAR DAR UM POUCO DE EDUCAÇÃO MORAL E VERGONHA NA CARA QUE VOCE MÃE OU PAI, QUE DIZ BESTEIRAS, NÃO SABE DAR... CRIAM ESSES MARGINAIS QUE AGRIDEM PROFESSORES, DESTROEM ESCOLAS E ASSALTAM AS PESSOAS, ALÉM DE SEREM UNS DROGADOS FILHINHOS DE PAPAI... E O GOVERNO TEM QUE BANCAR TUDO ISSO A VOCES, E A NÓS TAMBEM COM O DINHEIRO QUE NÓS PAGAMOS OS IMPOSTO.... EU DISSE NÓS.. E NÃO VOCÊ.
  • Suelem 08/02/11 às 13:39
    ODEIO ESSE POVO QUE DIZ """" EU PAGO MEUS IMPOSTOS"" OU """NÓS QUE PAGAMOS O SEU SALARIOS"" SOMOS OS PATRÕES DO FUNCIONALISMO PUBLICO..... POIS SAIBA VOCE, QUE , EU SOU FUNCIONARIA PUBLICA E PAGO MEUS IMPOSTOS TANTO QUANTO VOCE... EU AJUDO A PAGAR A ESCOLA DO SEU FILHO, AJUDO A PAGAR O MEDICO QUE VOCE USA GRATUITO, OS REMEDIOS QUE VOCE PEGA NOS POSTOS DE SAUDE, AJUDO A PAGAR A POLICIA QUE FAZ SUA SEGURANÇA... PORQUE EU TAMBEM SOU O POVO... PROFESSORES , MÉDICOS E POLICIAIS NÃO SÃO SUPER HEROIS, OU MÁQUINAS... TEMOS FAMILIA, FILHOS , ESPOSAS, TEMOS NOSSAS DESPEZAS E PAGAMOS IMPOSTOS.. ENTÃO, QUANDO VOCE PENSAR EM DIZER ISSO NOVAMENTE , LEMBRE-SE DISSO....EU, COMO PROFESSORA TENHO QUE DAR EDUCAÇÃO PRO SEU FILHO E PRO MEU. .. EU, COMO MÉDICA TENHO QUE CURAR O SEU FILHO E O MEU.... EU COMO POLICIAL TENHO QUE ZELAR DA SEGURANÇA DO SEU FILHO E DE TODA MINHA FAMILIA.. ALEM DISSO O PROFESSOR E O POLICIAL DE VEZ EM QUANDO, TEM QUE TENTAR DAR UM POUCO DE EDUCAÇÃO MORAL E VERGONHA NA CARA QUE VOCE MÃE OU PAI, QUE DIZ BESTEIRAS, NÃO SABE DAR... CRIAM ESSES MARGINAIS QUE AGRIDEM PROFESSORES, DESTROEM ESCOLAS E ASSALTAM AS PESSOAS, ALÉM DE SEREM UNS DROGADOS FILHINHOS DE PAPAI... E O GOVERNO TEM QUE BANCAR TUDO ISSO A VOCES, E A NÓS TAMBEM COM O DINHEIRO QUE NÓS PAGAMOS OS IMPOSTO.... EU DISSE NÓS.. E NÃO VOCÊ.
  • sandra maria haeitmann 13/04/10 às 22:49
    todo patrão tem que saber quanto seu funcionário ganha e o patrão do funcionário público no paraná é todo paranaense que contribui para que este estado cresça cada dia mais parabéns governo do PARANÁ
  • RIR PARA NAO CHORAR. 13/02/10 às 19:17
    toda a verba destinada para os orgaos do governo devem ser colocados na internet;.....e fiscalizados....principalmente aquilo que recebem ,como adicional no seus salarios .... governadores ..... deputados ......prefeitos ....senado....res ....vereadores.....tambem adicionar o que fazem para esse salario milionario que nos trabalhadores pagamos .....NAO ESQUECER TAMBEM DE FAZER UMA EQUIPARAÇAO COM A LISTA DE TODO O FUNCIONALISMO PUBLICO.....COM CERTEZA MAIS DE NOVENTA DE NOVE POR CENTO RECEBE UMA MISERIA.....O POVO AGORA VAI ENTENDER .PORQUE A SEGURANÇA PUBLICA ESTA FALIDA,...POLICIAIS GANHANDO ESSA MISERIA .
  • ANA 12/02/10 às 22:41
    COM TANTAS COISAS PARA SE PREOCUPAR ..... REQUIAO DEVERIA LANÇAR TODOS OS GASTOS PUBLICOS, PARA ONDE VAI O DINHEIRO PUBLICO E NAO SE PREOCUPAR COM ESSES SALARIOS QUE NA SUA MAIORIA SAO MISEROS E VERGONHOSOS,.... POR EXEMPLO... UM ESCRIVAO DE POLICIA DE PRIMEIRA CLASSE GANHANDO 3.000 REAIS. 31 ANOS DE TRABALHO.....
  • antonio 04/02/10 às 09:49
    Penso que seria uma medida de proteção ao servidor que se exigisse, ao menos, um cadastro para se ter acesso aos valores. Deve haver transparência em tudo, inclusive com divulgação do imposto descontado mensalmente de cada servidor, do salário do governador, dos deputados, e do judiciário. Também no detalhamento dos gastos do governo.
  • jango 02/02/10 às 09:59
    O Ministério Público fez a coisa certa. Publicou as tabelas e a lista dos servidores e membros do Parquet. Então é só relacionar. Para que o detalhamento de cada funcionário público ? Ademais, o governador não primou pelo exemplo, não especificou seu salário. Isto sem falar nas benesses indiretas, sempre pagas pelo povo: cavalos, cavalariças, transporte, casa, cama e jantares e refeições de javalis, helicóptero (para viajar sem pagar pedágio), férias a cada 76 dias, nepotes comissionados, etc.