20º

Principais pontos turísticos de Curitiba

10/09/06 às 00:00 - Atualizado às 11:01

PRAÇA TIRADENTES
Marco zero da cidade, é dominada pela Catedral Basílica de Nossa Senhora da Luz, em estilo gótico, restaurada em seu centenário em 1993.

RUA DAS FLORES
A principal rua da cidade foi transformada no primeiro calçadão do país, em 1972. É importante eixo comercial da capital.
 

RUA 24 HORAS
Ponto de encontro que nunca fecha. Atrai curitibanos e turistas que buscam lazer, compras e opções gastronômicas.

MUSEU FERROVIÁRIO
Construído na antiga estação, conta a história ferroviária do Estado. O prédio anexo Shopping Estação abriga o Museu Ferroviário, da Farmácia, do Perfume, o Teatro de Bonecos além do moderno centro de eventos Estação Embratel Convention Center.

TEATRO PAIOL
Antigo paiol de pólvora construído em 1906 e reciclado para teatro de arena em 1971. Sua inauguração teve batismo do poeta Vinícius de Moraes, que compôs música especialmente para a ocasião. Símbolo da transformação cultural de Curitiba.

JARDIM BOTÂNICO
Criado em 1991 à imagem dos jardins franceses, tem estufa em metal e vidro, museu botânico, mata nativa, trilhas e o espaço cultural Frans  Krajcberg.

ESTAÇÃO RODOFERROVIÁRIA/M. MUNICIPAL
Sua concepção moderna e funcional representou em 1972, quando foi inaugurada, um marco no país em terminais de transporte.
 
TEATRO GUAÍRA/UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Na Praça santos Andrade localiza-se o Teatro Guaíra, um dos maiores da América Latina. À sua frente, do outro lado da praça encontra-se a Universidade Federal do Paraná, a primeira do Brasil.
 

PASSEIO PÚBLICO/MEMORIAL ÁRABE
O Passeio é o primeiro parque público e o primeiro zoológico de Curitiba, inaugurado em 1886. Seu portão principal é réplica do antigo portal do cemitério de cães de Paris. O Memorial Árabe é edificação moderna inspirada na arquitetura dos povos do deserto. É também biblioteca pública.
 

CENTRO CÍVICO
Sede dos Poderes do Estado do Paraná, com o Palácio Iguaçu, a Assembléia Legislativa e o Tribunal de Justiça, além da Prefeitura de Curitiba. Implantado em 1953, no centenário da emancipação política do Paraná.

MUSEU OSCAR NIEMEYER
Maior e mais moderno museu do Brasil. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o "olho" completa uma antiga obra que ele mesmo construiu, em 1976.

BOSQUE DO PAPA/MEMORIAL POLONÊS
Memorial da imigração polonesa, é composto por sete casas de tronco e bosque nativo. Inaugurado em 1980, logo após a visita do Papa João Paulo II a Curitiba.

BOSQUE ALEMÃO
Lembra as mais caras tradições dos alemães, os primeiros imigrantes a se estabelecer em Curitiba, no século dezenove, a partir de 1833. Entre os destaques, a trilha de João e Maria, dos contos dos irmãos Grimm, a Casa Encantada, o Oratório Bach e a Torre dos Filósofos, com uma bela vista de Curitiba.

UNIVERSIDADE LIVRE DO MEIO AMBIENTE
Inaugurada em 1992, com a presença do oceanógrafo Jacques Cousteau, promove educação ambiental para a população em geral. É, por si só, uma lição de ecologia, integrando a arquitetura ao meio ambiente.

PARQUE SÃO LOURENÇO
Uma velha fábrica de cola deu lugar a um Centro de Criatividade, com cursos, oficinas e espaços para exposições.Seu lago é cercado por ampla área verde nativa.

ÓPERA DE ARAME/PEDREIRA PAULO LEMINSKI
Construído em estrutura tubular, o Teatro Ópera de Arame, de 1992, é um espaço mágico que se integra à natureza do local. Ao seu lado, a Pedreira Paulo Leminski é o palco dos grandes acontecimentos culturais e artísticos de Curitiba. Mais adiante, está o Farol das Cidades, biblioteca informatizada conectada à Internet.

PARQUE TANGUÁ
Às margens do rio Barigui, é área de lazer com grandes espaços verdes, ancoradouro, pista de cooper, ciclovia e um túnel aberto na rocha bruta unindo os lagos. Implantado em 1996.

PARQUE TINGUI
O Parque Tingui lembra os primeiros ocupantes dos Campos de Curitiba, os índios Tinguis, da nação Guarani.
 

MEMORIAL UCRANIANO
O Memorial Ucraniano, no Parque Tingui, é homenagem ao centenário da chegada dos pioneiros da etnia, comemorado em 1995. Uma réplica da Igreja de São Miguel, da Serra do Tigre, em Mallet, interior do Paraná, com telhas de pinho e cúpula de bronze, é um museu.
 
SANTA FELICIDADE
Colônia formada em 1878 por imigrantes italianos das regiões do Vêneto e do Trentino. Principal eixo gastronômico de Curitiba, é um desfile de casas típicas, unidades de interesse de preservação pelo valor histórico, arquitetônico ou sentimental.

PARQUE BARIGUI
Um dos maiores da cidade, implantado em 1972, é um dos preferidos para as caminhadas diárias do curitibano à beira do lago. Tem espaços para exposições e eventos, museu do automóvel, esportes e várias outras atividades.

TORRE PANORÂMICA/BRASIL TELECOM
Suporte dos serviços de telecomunicações, permite, do mirante, uma visão de 360 graus da cidade. Seus 109,5 metros de altura equivalem a um edifício de 40 andares.


SETOR HISTÓRICO
As ruínas da Igreja de São Francisco de Paula, nunca concluída, o Relógio das Flores, a Fonte da Memória, igrejas antigas, casarões reciclados e transformados em espaços culturais compõem o Setor Histórico da cidade, onde um dos destaques é o Memorial de Curitiba. Aos domingos, tem feira de artesanato.
 

Publicidade
177 Comentários
  • marcos 25/03/14 às 19:42
    mama caga
  • Riberto Bueno 03/01/14 às 16:25
    Olha, adoro CTBA.

    Sempre fui muito bem recebido pelos seus munícipes.l

    O clima é maravillhoso.

    Nunca me arrependi da despesas com minhas viagens a essa cidade acolhedora.

    Lógico, quem gosta de sol arrebentando na molera tem que ir para o NE e torcer para

    que os serviços prestados aos turistas sejam, no mínimo, razoáveis.

    Riberto Bueno
  • Riberto Bueno 03/01/14 às 16:02
    Desde a 1ª vez em que estive em CTBA. eu adorei !

    Senti-me muito bem, ao contrário de muitas, lá é bem agradável para andar a pé.

    Muitas saudades... Te amo !
  • Rebeca 25/11/13 às 21:17
    Hello! What's your name ? My name is Rebeca Culler.
  • Giuliano Hunteer 06/11/13 às 13:13
    Pessoal, moro em Curitiba há 37 anos, nasci aqui e digo com todas as palavras e uma BOSTA de cidade , um povo metido a besta que se acham os bam bam bans , o clima e uma porra ,para quem gosta de viver em depressão aqui e o lugar perfeito ,morar aqui e se acostumar a viver na cor cinza ,para vcs terem uma ideia, quando sai sol chega a ser noticia ,sai ate nos tele jornais ,morar aqui e uma puta sacanagem consigo mesmo, se vc deseja ir conhecer um lugar turístico, não seja burro, tenha pena do seu dinheiro, vá para o Nordeste pq aqui vc vai pagar para ficar dentro de casa, vê se pode ,em pleno mês de novembro o ar quente do carro ainda tem que ser ligado, não recomendo, a cidade e uma verdadeira merda, povo não e receptivo, nem bom dia te dão, o fazem por obrigação e olha la.
    Me perdoem a franqueza mas e a pura realidade.
  • Manoel de Freitas 05/11/13 às 19:13
    Curitiba é uma cidade maravilhosa, moro em Indaiatuba , mais sempre que posso gosto de
    passeiar e curtir o Litoral Paranaense....Quem vai não se arrepende.
  • elton luciano 22/10/13 às 10:49
    o parque tangua e demais
  • Eduarda Rocha 03/10/13 às 18:25
    gostei mai vocês podiam coloca mais P.T (Pontos Turisticos)
  • Lara 02/09/13 às 20:39
    Eles deviam de escrever mais informações sobre os pontos turísticos pois meu texto ficou pequeno e mixuruca
  • Fátima Medeiros 14/07/13 às 22:51
    Eu e duas amiga queremos ir conhecer Curitiba na quinta feira(18/07) e ficarmos até sábado, quais os pontos que deveríamos visitar e há alguma agencia turística que nos leva, uma vez que vamos de ônibus?Gostaríamos de um hotel centralizado, barato mas de boa qualidade, exemplo, Ibis, se é que tem em Curitiba e em boa localização. Aguardo suas indicações urgentes.
  • juliana de sousa 28/06/13 às 17:31
    vou levar um grupo pra conhecer essa cidade maravilhosa so que preciso de panfleto pra mim poder mostrar para os meus cliente tem como vc me mandar??????
  • felipe felipe 09/05/13 às 21:03
    obrigado,voceis me ajudaram mais a conhecer curitiba.Eu dou a opiniao de voceis ou voce fazer curiosidades sobre outras cidades como rio de janeiro
  • robinsom pereira modesto 19/04/13 às 14:16
    esta faltando algumas fotos 360º para mostrar realmente como são com seus detalhes.
  • jaqueline 13/04/13 às 21:41
    adoro curitiba cidd linda!
  • john 27/03/13 às 19:38
    é nois
  • isabela 26/03/13 às 22:03
    eu amei Curitiba apesar de eu morar em Curitiba
  • isabela 26/03/13 às 18:55
    tem erros mas tudo bem
  • julianni 25/03/13 às 22:44
    curitiba e muito bom
  • afonso 14/02/13 às 20:11
    muito bom
  • Valtair Francisco 02/02/13 às 14:52
    Na minha opinião Curitiba é a melhor cidade brasileira , para se viver , e outras coisas mais também !
  • rosineide 06/01/13 às 20:16
    estou louca para conhecer esse paraiso.
  • Jean Carlos 23/10/12 às 23:58
    Curitiba em alguns dias estarei ai.......
  • bruna 25/09/12 às 18:23
    eu moro em curitiba desde que nasci e mesmo assim nao visitei todos os parques da cidade mas eu gostaria muito d um dia poder ir a todos elea bjs grandes a todos que comentaram
  • neuza santanados santos 23/09/12 às 17:43
    devo ir a Curitiba ainda este ano e gostaria de ver algumas fotos de locais turisticos p visitar
  • CAROLAINE MROSKOWSKICAROLAINEMRA 22/08/12 às 14:11
    ADOREI NEM LI MAIS GOSTEI
  • kauane thaina 21/08/12 às 11:01
    eu gosto muito de curitiba
  • vitoria juliana 07/08/12 às 12:59
    Eu fui à curitiba e adorei muito os pontos turisticos.
  • Icléa Costacurta. 02/08/12 às 20:08
    Sou Artesã, como consigo fotos dos pontos turíticos de Curitiba para imprimir,faço camisetas personalizadas.
    Obrigada.Icléa.
  • Nycolle 24/07/12 às 18:35
    eu também gostei muito
  • wesley rogerio correa gola 22/06/12 às 14:59
    Eu gosto muitooooooooooooooooo de curitiba.
  • IVANI 16/06/12 às 23:26
    eu morei por 3 anos lá estou sentindo uma saudades amo curitiba
  • Carlos 17/05/12 às 21:17
    Show d+. Por essa lista estarei fazendo um roteiro para conhecer essa cidade maravilhosa.
  • kauane 14/05/12 às 14:23
    ameiiiiiiiiii
  • juliana ribeiro 27/04/12 às 15:42
    um lugar k parece ser pequeno parece k tem o mundo inteiro dentro delee!!!!! curitibaa um lugar perfeito
  • samantha packety 29/03/12 às 10:53
    nossa gostei desse site eu estou ajudando uma prima minha e eu acho que ela vai ganhar um 10,00
  • Seu Nome 28/02/12 às 10:48
    Eu conheco bem a ciddae e mesmo com auxilio de GPS e da Luana como minha ?navegadora? (muito boa, por sinal), erramos algumas saidas e andamos muitos quilometros para corrigir o trajeto. isso quer dizer que a navegadora NAO era boa, hahahaha.Mas tudo bem, depois, com a mocinha do GPS nos dizendo o que fazer, tudo foi resolvido =P
  • JENYFER 03/02/12 às 10:46
    QUI LEGAL
  • lena 26/01/12 às 16:12
    Queria fazer um passeio com minha familia , onde acho opçoes de hotel e passagens. fico no aguardo obrigada.
  • Romullo 04/01/12 às 19:50
    Eu particularmente me apaixonei pela bela curitiba, uma cidade de infra estrutura ampla e um povo muiti alegre:estao todos de parabens
  • Bruna 31/12/11 às 19:30
    Lindaaa a capital.
  • Anderson Zancanaro 16/12/11 às 10:26
    Olá, por gentileza, preciso de locais que tenham salas com capacidade para 300 ou mais pessoas para eventos. Obrigado.
  • Maria do Carmo 09/12/11 às 09:46
    Curitiba é tudo de bom, conhecer só não foi o bastante. Vim morar nesse pedaço do ceu. Cidade linda, sua beleza transmite ternura, muita paz, estou muito feliz...bjos
  • Eunice de Lourdes Motta 08/12/11 às 00:15
    Curitiba é maravilhosa.Moro em Londrina,mas sempre que posso visito minha cidade natal.
  • maielivicentin@hotmail.com 05/12/11 às 21:28
    pontos turisticos curitiba
  • Gabrielle Fernanda Chastalo 11/11/11 às 07:37
    olá, eu gostei desse site ajuda muitas pessoas, principalmente em escolas


    BEIJOS E ABRAÇOS

    MUITO OBRIGADO !! ASSINADO:Gabrielle Fernanda Chastalo.
  • viviane bueno 05/11/11 às 13:55
    preciso ir da rodoviaria de curitiba ate o parque tingui, onde tera uma corrida, qual linha de onibus pegar para chegar ao parque , ou pelo menos o mais proximo possivel?
  • branca Mello 01/11/11 às 13:09
    Sou de Niterói/RJ. Qual local eu pego o ônibus ou o carro que faz o tour na cidade passando pelos pontos turísticos?
    abraços
    Gostaria de ficar perto do aeroporto, lá é o centro da cidade?
  • cleiton 08/09/11 às 19:36
    estou indo em curitiba fazer uns curcinhos vai ser muito legal min espere kkkk ...
  • Tatiana Machado 08/09/11 às 11:46
    Bom dia. Estou indo para Curitiba a trabalho no dia 19 de setembro e gostaria de fazer um City Tour pela cidade dia 20.
    Gostaria de verificar os valores e tipos de passeios que vocês oferecem.
    Aguardo contato.
    Att,
  • sonia 17/08/11 às 18:54
    belíssimoooooooooooooooooo
  • sonia 16/08/11 às 20:55
    pontos turisticos de curitiba
  • vivi 06/08/11 às 17:39
    eu ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
  • vivi 06/08/11 às 16:40
    eu achei muito bomsofaltou alguma coisa
  • sonia 01/08/11 às 00:32
    quero muito conhecer curitiba.
  • bruno 21/07/11 às 15:52
    na torre da para avistar o aeroporto?
    e quanto è aentrada?
  • Thathyanna 13/07/11 às 21:34
    Sou de Natal e estou indo com um grupo de 7 pessoas agora no mês de agosto conhecer a tão falada Curitiba, espero fazer um maravilhoso passeio.
  • Andréa 10/07/11 às 23:29
    Adoro curitiba sempre que posso vou vizitar é uma cidade muito limpa e organizada um exemplo a ser seguido,o mercado publico é o mais limpo que já vi...moro em Gravatai rs
  • felix 03/06/11 às 20:19
    tá xiqui nu urtimo hem?
    tres carroes novos.......
    BOA SORTE AMIGO.
    ESTAMOS NA LUTA.....
    NESTE FIM DE SEMANA POUCO SERVIÇO.
    UM ABRAÇO.
  • Ana Maria Garcia de Avila 21/05/11 às 23:23
    Tenho grande vontade de conhecer Curitiba.
  • thaianny 18/05/11 às 20:43
    MEU DEUS TEM LUGAR AI QUE NEM SABIA QUE ERA PONTO TURISTICO AMEIII
  • Marcos 15/05/11 às 18:48
    Nossa! fiquei encantado com curitiba, morando perto e não esperava que fosse essa maravilha.
  • Iasmin Almeida 08/05/11 às 18:49
    Sou da Bahia e estou indo com mais 3 amigas em dezembro conhecer Curitiba. Espero que seja muito boa a viagem.
  • Anna 08/05/11 às 15:17
    Oi, moro em São Paulo e adorei conhecer os pontos turísticos de Curitiba... Pois visitarei a cidade em Junho deste ano. E gostei muito de saber que encontrarei belas paisagens lá!
    Parabéns ao criador do site.
  • Nubia 04/05/11 às 09:58
    não vejo a hora de conhecer pessoalmente, Curitiba dá um banho de cultura...
  • HILÁRIO 10/04/11 às 10:04
    1ª vez Curitiba 16/05/11 a 22/05/11 existe ônibus p se vê os ptos turísticos mais frequentados e do aeroporto p o centro?
  • tania urg 28/03/11 às 00:09
    adorei saber o quanto esta cidade traduz a beleza da cultura do brasil bjs curitiba
  • tania silva 28/03/11 às 00:01
    oi adorei ver estes lugares incriveis curitiba parabens
  • talysson 17/03/11 às 14:55
    o parque tanguá é muito violento para se visitar aos domingos ?

    tem um bom policiamento ou algo assim por favor me ajudem agradeço desde jah.
  • joao nirlesio 10/02/11 às 17:42
    DIA 24 02 estamos chegando no afonso pena de poa as 14hrs gostari de saber serviço de translado ate o trapiche de pontal do sul vamos para ilha do mel. somos 8 pessoas e 1 bebe....obrigado.....
  • julio 02/02/11 às 12:43
    Gostaria de poder receber todos os endereços,dos pontos turisticos de Curitiba,pois ai conseguirei visita-los.obrigado
  • Alan 02/02/11 às 08:59
    Curitiba é uma ótima cidade e para ajudar nas informações de minha viagem utilizei o site
    www.guiaturismocuritiba.com
    Bem completo
  • maria marta 25/01/11 às 17:43
    Tem algum onibus que passa nos pontos turísticos maism importantes.
  • ana de oliveira 18/01/11 às 02:11
    passei 8 dias em curitiba, fiquei encantada com a cidade pois eu não a conhecia. não sabia o que estava perdendo. pretendo voltar mais vezes.
  • saulo vinícius 14/01/11 às 20:20
    eu não conheço muito de curitiba, mas acho mto bonita, só que deveriam colocar as fotos junto às informações de cada ponto turístico
  • Gilson Ramos 13/01/11 às 17:52
    curitiba é cidade de 1º mundo, realmente linda
  • Waldir Luiz de Lima 10/01/11 às 16:59
    Quero levar meus filhos de 4 e 7 anos para conhecer Curitiba. Qual as sugestões para visitação e divertimento. Ficarei 2 dias. Grato.
  • Doraci 10/01/11 às 09:53
    Parque Tanguá é lindo....as crianças se divertem muito lá
  • ELIANE 09/01/11 às 14:00
    nossa,adorei cidade linda, maravilhosa...
  • Joana 03/01/11 às 15:12
    Boa tarde!!
    Alguem sabe me dizer qual dos parques [e o meis legal para ir com uma crianca de 3 anos?? Que tenha play... pedalinho..etc..
  • Caroline Lauper 03/01/11 às 15:03
    Os pontos são legais...O tempo é muito instável,por isso foi mt difícil!
  • neiva corrêa 28/12/10 às 16:47
    estou indo pela primeira ves quero aproveitar bastante obrigado.
  • Ana Luiza Fernandes 27/12/10 às 17:06
    Eu sou turista em curitiba,e já fui no Jardim botanico e eu adorei na verdade amei foi de mais é a minha primeira vez em curitiba mais eu quero que se repita muito.
    Pq se todos os lugares forem assim maravilhosos eu morro de tanta beleza.

    Eu quero dar os parabens para que ajudou e ajuda ha essa cidade ser tão linda como é.

    Pq como eu sou de São Paulo eu não to acostumada a ve tanta beleza então todos estão de parabéns.


    Bjss.
  • moises 22/12/10 às 13:27
    Pontos de Cuuritiba
  • Cirene 22/12/10 às 12:33
    Qual local eu pego o ônibus ou o carro que faz o tour na cidade passando pelos pontos turísticos?
    Agradeço e abraço
    Cirene
  • thais 18/12/10 às 11:39
    eu fui previlegiada em morar neste lugar maravilhoso e amo todos os pontos turisticos que tem la.
    eu gosto de frequentar a Opera de arame
  • li 16/12/10 às 16:21
    Informações
  • Ednéa Lima 07/12/10 às 15:12
    Gostaria de saber sobre os pontos turísticos mais visitados, e as melhores formas de conhecer e qual melhor empresa para prestar o serviço de turismo.
    Obrigados
  • Francisco 25/11/10 às 20:23
    Eu moro em Curitiba há cinco anos gosto muito deste lugar é facil chegar aos pontos turisticos.
  • Ailton 16/11/10 às 11:37
    Estivemos em Cutiba na casa de parentes no feriado de 15/11/2010 e visitamos alguns pontos turiticos e ficamos surpresos com tudo o que vimos.
    Foi muito bom!!!
    Parabens!!!
  • claudia 12/11/10 às 13:16
    amei ter conhecido esses lugares maravilhosos vcs curitibanos estao de parabens pela cidade qe vcs tem amo ir pra ir no final do ano parabensssssssssssss
  • Maria Alcioneide 08/11/10 às 22:27
    Estive recentemente em Curitiba, em pouco tempo pude conferir a maravinha que é esta cidade, amo Curitiba, estou feliz por ter realizado um grande sonho proporcionado pela maior empresa de relacionamento do mundo,RACCO cosméticos,
  • Ademir 03/11/10 às 10:05
    ...cara é muito loko!! Cidade Lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
  • brunna sthefanny *-* 25/10/10 às 17:22
    adoroo curitiba la e mtoo tooop
    e d+ , gosto muito



    ^.~ by: BRUNNA ^.~
  • Vitor 13/10/10 às 07:57
    eu achei legal mais até que faltou algumas coisas más esta bom
  • cristiane 07/10/10 às 18:41
    adorei conhece sobe a historia do parana pois tem apenas dois meses que moro aqui e não conheço nada ainda
  • emanuelle 05/10/10 às 11:27
    eu adoro sair por curitiba e amo os pontos turisticos
  • André 05/10/10 às 11:24
    muuuuuuuuuuuuuuuito loko ¬¬
  • Elaine 21/09/10 às 11:58
    Gostaria de saber o valor do passeio por pessoa
  • jonas 15/09/10 às 21:19
    hahahahaha
  • ADRIANA 14/09/10 às 21:12
    QUERO SABER O PREÇO INDIVIDUAL.CÇA DE 6 ANOS PAGA,. HORARIOS DE SAIDA NO SABA.O TARDE E ROTEIRO
  • leni 09/09/10 às 20:53
    gostaria de saber quantos custa cada passagem
    obrigada.
  • leni 09/09/10 às 20:47
    tem como pegar o onibus no jardim botanico para fazer o passeio quanto custa
    obrigada.
  • renata 09/09/10 às 07:40
    essa eh uma das melhores pesquisas que eu ja fiz!
    parabens a pessoa que escreveu isso...
    eu vou tirar nota maxima na minha pesquisa!
  • maria jose da sailva 02/09/10 às 13:51
    Moro em Mãe do Rio Pará e tenho como um dos meus sonhos conhecer curitiba
  • Rafaella e Ana Paula 31/08/10 às 10:30
    Noossa este site éh mto legal, gostei mto pq me me ajudou no meu trabalho'
    rsrs
    vlw pelo site, mas ainda qero visitar um desses lugares, quando estiver mais velha'..
    bjoos atéh..
  • Geovana Da Silva 23/08/10 às 02:53
    Muito Legal...
    Quando eu for pra curitiba vou querer conheçer 2 desses lugares...
    achei muito legal...
    xauzinho e abraço!!!
  • luiz farias 18/08/10 às 20:54
    muito linda morei em curitiba achei um lugar belissimo.
  • Emerson 17/08/10 às 14:35
    Morre um por ano Diego? Acho que vc está falando de outra cidade, Curitiba está mais violenta a cada dia!
  • Rakel Miorando 15/08/10 às 20:40
    Curitiba é realmente incrível!
    A cidade é linda, limpa e as pessoas são educadas!
    Muito fácil se apaixonar por este lugar!!
  • aline 05/08/10 às 16:21
    amei me ajudou muito nos meus trabalhos de casa
  • CLARICE MARINA LANZONI 04/08/10 às 17:47
    ESTIVE AI EM CURITIBA EM FEVEREIRO FUI PARA FORMATURA DA MINHA FILHA, VISITEI TODOS OS PARQUES, SÃO DIVINOS, PARABENS.
  • andre 28/07/10 às 20:13
    sou mais floripa
  • maria ligia 19/07/10 às 17:32
    curitiba e uma cidade especial, limpa, bonita e funcional...ao mostrar minha cidade para os turistas nao ha quem nao se encate... ser guia de turismo aqui e muito bom....
  • Lara 14/07/10 às 12:45
    olha esse pontos turisticos que legal
  • jack 27/06/10 às 18:20
    pontos turisticos de parana -curitiba
  • walter 14/06/10 às 22:12
    nossa eu sou da 8ªserie gostei muito de ver isso vlw internet sem vc nao vivo
  • Bia 06/06/10 às 16:43
    Curitiba é realmente uma cidade modelo, é linda de se vê, incrivel de se morar e olha que eu so estou aqui a um mes e meio, porém já me apaixonei por curitiba
  • loriel mocelim 06/06/10 às 13:25
    eu e minha noiva goatariamos de fazer uma lua de mel.
    mas não sabemos aonde .
    gostariamos de receber um pacote de ponto turisticos e os preços .
    agradeço desde ja o retorno ate
  • João Paulo (Jhonny) 03/06/10 às 08:24
    Morei em muitos cantos do nosso Brasil, renovo meu encanto toda cidade nova que conheço, porém curitiba... é fora de sério, não fosse pelo humor duvidoso dos próprios curitibanos seria a cidade dos sonhos, mas em si o lugar é maravilhoso =)
  • graziela martins 13/05/10 às 09:30
    Nasci e morei em Ctba nove anos e amo essa cidade,tenho muitas saudades! I love Curitiba
  • epitacio felix da silva 13/05/10 às 08:52
    acho uma cidade muito organizada, porem tem que haver melhor policiamento, para que funcione ainda melhor....
  • LeandrO 09/05/10 às 13:15
    CiDaDe Beautiful. Curitiba "Cidade Sorriso"
    "Capital Ecológica do Brasil"
    "Capital das Araucárias". UhU Nova Iguaçu!!- RiO de JaneirO RsRs!!!
    Cidade Maravilhosa, COMO CURITIBA RsRs!!!
  • Juliana Padilha da Sailva 28/04/10 às 09:43
    adorei esse site me ajudou muito em minha pesquisa
  • jenifer 20/04/10 às 19:26
    é muito interessante ajudou muito o meu trabalhoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
  • caarol 16/04/10 às 13:31
    bom! eu sou suspeita pra falar, pois moro no bairro mais lindo que tem aqui em Ctba (santa felicidade) não troco a cidade nem o bairro por nenhum(a).
  • jorge 25/03/10 às 22:39
    vivo em guarapuava desde pequeno, e ainda não conheço bem a capital, mas se conseguir uma colocaçao para mim trabalhar em ctba saio correndo desse inferno!
  • Diego 24/03/10 às 22:11
    essa cidade é a Melhor cidade do Mundo morre um Por Ano .....


    Aqui Nao tem " PERDEU pLAY bOY "


    aDD EU nO ORKUT :diego_lok_1@hotmail.com
  • amanda 24/03/10 às 18:32
    queria muito conhecer esse lugares
  • Gabriel 23/03/10 às 21:04
    VALEU MSM^^
  • Guiga 10/03/10 às 10:26
    vcs pioraram a minha situaçao pleaseeeeeee me ajudem
  • Linda Trindade 08/03/10 às 07:50
    Sou Pernambucana, mais tive o prazer de conhecer Curitiba, portanto digo que é realmente a cidade mais linda que ja conheci.
  • marilene canalli 03/03/10 às 12:34
    gostaria de poder conhecer todos so pontos turisticos de ctba
  • Laurah =D 02/03/10 às 00:12
    eu gostaria saber do restaurante castelinho de curitiba.
    obrigada bjs
    obs.:nao precisa mais pqn era para hj!!
    mas se puderem colocar eh bom!!

    Obrigada
  • Duda 01/03/10 às 22:35
    Essa cidade é simplesmente LINDAAAAAAAAA!
  • roberto 25/02/10 às 12:51
    É a capital mais limpa do Brasil. Adoro Curitiba. Tenho orgulho de ser paranaense e olha que sou do norte do Paraná.
  • Silvia 23/02/10 às 13:35
    Quem fala mal de Ctba , deveria conhecer outros lugares do Brasil, isso se comparado aonde eu moro hoje é um paraíso, amo a cidade de Ctba.
  • mariana 06/02/10 às 10:44
    voceis me ajudaran muito na minha prsquisa OBRIGADA!!!!!!
  • edicleia 29/01/10 às 16:13
    tem muita coisa bonita em curitiba realmente,mas so que os turistas precisam so rodar na cidade de carro,porque se eles entrar dentro de um onibus, eles nao voltao mais, as pessoas ficam cheirando peido uma das outras,e igual sardinhas na lata, e o prefeito nao coloca mais onibus pra rodar, e um cumulo.
  • edicleia 29/01/10 às 16:12
    tem muita coisa bonita em curitiba realmente,mas so que os turistas precisam so rodar na cidade de carro,porque se eles entrar dentro de um onibus, eles nao voltao mais, as pessoas ficam cheirando peido uma das outras,e igual sardinhas na lata, e o prefeito nao coloca mais onibus pra rodar, e um cumulo.
  • sial 28/01/10 às 07:21
    AMO CURITIBA MINHA CIDADE MARAVILHOSA, ONDE AS PESSOAS SÃO EDUCADAS, A CIDADE É BEM CUIDADA. O TRANPORTE É INCRIVEL....QUEM NÃO GOSTA VOLTA DE ONDE VEIO POIS AQUI SÓ HABITA SERES PREDESTINADOS AO AMOR EM PRIMEIRO LUGAR.
  • LALA 13/01/10 às 14:55
    ................................................
    Cidade fedida em alguns lugares, como: no centro, muitos mendigos, sempre chove, tudo muito antigo.

    Mas possui muitos parques, shoppings e praças para o lazer.

    ....................................................
  • eryka 09/01/10 às 15:45
    fui a passeio ai nossa fiquei encantada ai e muito lindo mesmo amei assim q eu tive uma oportunidade irei novamente
  • Léia Modesto 05/01/10 às 11:48
    Cheguei domingo(03/01)de lá, fui passar o final de ano lá e conhecer a família do meu noivo.
    Realmente é uma cidade encantadora.
    Adorei tudo os lugares, parque Tanguá,Jardim Botânico...
    Nossa!Fiquei maravilhada.
    Sem contar das praias, passei o natal na praia de Guaratuba e a virada do ano novo em Ipanema.
    nossa é tanta coisa, que deixa a gente bobo. Muito linda mesmo.
    Quem vai lá, ñ se arrepende.
    Amei!!!
  • Geíza Maria Carvalho Moraes 03/01/10 às 21:59
    Muito boa a descrição dos pontos turísticos da capital. Sou do Rio, estarei no próximo Carnaval nesta linda cidade e pretendo fazer o "tour" mais abrangente para aproveitar o máximo possível.
  • clovis 30/12/09 às 19:35
    achei uma cidade muita arborizada e limpa,nota 10
  • Rudimar Moura (Panambi,RS) 30/12/09 às 15:01
    Realmente, Curitiba é uma cidade muito linda, limpa e organizada, tenho familiares que moram lá e sempre que posso faço uma visita, e principalmente aos pontos turísticos que não dá pra deixar fora do roteiro. Vale a pena!
  • julia 30/12/09 às 09:15
    oi meu nome é julia e eu estou indo para curitiba daqui dois dias,eu acho essa cidade realmente maravilhosa !!!!
  • rosi 27/12/09 às 16:30
    Curitba é uma cidade maravilhosa,sou apaixonada por esta cidade, vou a trabalho muitas vezes ao ano e a passeio todo ano com minha família, vc tem opcões maravilhosas, se algum parque estiver fechado, buscar outro é muito simples, os museus e teatros são maravilhosos.VALE A PENA CONHECER !!!!!
  • alicio bertilhe farias 22/12/09 às 10:17
    estive em curitiba em 2005 fiquei empreciona com a recpição desse povo maravilhoso de curitiba espero voutar muitas outras vezes abraço familha trans liquido d+
  • CLAUDEMIR MENDES MARTINS 21/12/09 às 09:00
    ESTIVE EM CURITIBA NA SEMANA PASSADA VISITEI ALGUNS PONTOS TURISTICOS E ACHEI MUITO LINDO ,A CIDADE DE CURITIBA ESTÁ DE PARABÉNS, UMA DAS MAIS BELAS CIDADES DO BRASIL.
  • cida 02/12/09 às 22:09
    quero saber das praias
  • cida 02/12/09 às 22:08
    quero saber das praias
  • cristiano velho 01/12/09 às 21:50
    oi boa noite gostaria de receber por imail algumas foto dos pontos turistico de curitiba.
    por que eu quero fazer uma vizita na capital de curitida
  • salvino francisco da silva 25/11/09 às 12:19
    a cidade verde e bonita,curitiba tu es bela.
  • nug nug 21/11/09 às 08:05
    nunca fui em curitiba mas deve ser d+
  • barbara manoela estacio] 20/11/09 às 20:04
    me ajudou muito vou tirar um 100 amei
  • Rosana Cleiss 19/11/09 às 08:19
    Eu já estive em Curitiba em 2005 e fiquei encantada c/ a cidade, muito linda! Passeamos bastante e ficamos hospedado no hotel Alvear, no Portão, pessoal muito acolhedor e atenciosos, agora estou indo c/ minha familia passear novamente nessa cidade maravilhosa mas temo pelos comentarios não encontrar a cidade tão maravilhosa assim, sem contar que já me disseram que o passeio de trem esta um absurdo de caro!!!!
  • raimundo avelino sobrinho 18/11/09 às 18:01
    curitiba é uma cidade maravilhosa. lá estive durante 5 dias no hotel estreja do sul. fiquei impressionado com o comportamento daquele povo. gente ordeira, educada e muito decente sôb todos os aspécto.
  • marli 17/11/09 às 09:58
    sou de guia de turismo em Curitiba, os grupos que atendo, todos ficam satisfeito. O que acontece muitas vezes que as pessoas que não conhecem bem a cidade, tentam fazer os passeios por elas mesma, perdem tempo e não visitam os principais pontos turísticos da cidade.
    Problemas? temos, porém eu ainda acho curitiba um bom lugar para ser visitado, falo isso porque conheço muitos outros estados e fiz a comparação.
  • Joanina 15/11/09 às 20:24
    Eu moro em Curitiba e acho que as pessoas devem vir Curitiba,é uma cidade ótima!!!Enenhum parque está fechado bem,pelo menos eu acho né?
  • Mauro 07/11/09 às 19:02
    Pretendo fazer um passeio nos pontos turisticos de Curitiba por estes dias, mas pelos comentários que estou vendo na internet estou com medo de ficar decxepicionado, mas vou conferir a realidade
  • Gerson 06/11/09 às 20:46
    Curitiba é uma cidade que tem muita propaganda sobre seus pontos turísticos, no entanto, deixa a desejar quanto a manutenção de quase todos. O caso do Professor Adriano é um, não se anuncia quando está fecjado para eventual reparos. Na maioria há problemas. Parque Barigui, é insuportável o mal cheiro daquele rio, da mesma forma o Bacacheri. Iluminação precária e quase não se vê agentes de segurança. É necessário mais preocupação com a manutenção, depois pela divulgação. Pois assim, a cidade parece maravilhosa para aqueles que vem a passeio, ficam na cidade dois ou tres dias e vão embora. Mas os que aqui moram é que sentem os problemas.
  • ADRIANO 04/11/09 às 20:09
    SOU PROFESSOR E VIAJEI PARA CURITIBA NESSA SEMANA. FIQUEI DECEPCIONADO POR ALGUNS PARQUES ESTAREM EM REFORMA OU SIMPLESMENTE FECHADOS E SEM QUE NENHUM SITE OU MEIO DE COMUNICAÇÃO QUE O MESMO ACONTECERIA. FOI UMA PERDA DE TEMPO A NOSSA VIAGEM E DAÍ, TER QUE IMPROVISAR COM MAIS DE 180 ALUNOS ALGUMA COISA INTERESSANTE. AJUDEM A NOTICIAR AQUI NO SITE QUANDO ISSO ACONTECE NA CAPITAL.
  • Sabrina 26/10/09 às 05:46
    Na verdade acho que deveria ter um detalhe importante, por exemplo em que bairro se localiza.
  • nathinha 16/10/09 às 13:09
    euuu adorei esse site ele é d+ sempre que eu puder vou estar entrando pois ele e ajudou muito no trabalho da escola
  • Karol 10/10/09 às 12:12
    Adorei

  • leila 06/10/09 às 15:50
    trabalho do bruno do curso de turismo
  • Hananih 02/10/09 às 19:36
    Curitiba realmente tem lugares lindíssimos !!!
  • Gabriela Muñoz 21/09/09 às 21:55
    adorei! esse site vai me ajudar muito no trabalho da escola ! d++++++++++++++++++ ! mari é vc ? cnsr ? rsrs. FUI !
  • Sandra 21/09/09 às 15:29
    Estive no Jardim Botânico de Curitiba ... muito bonito! No parque Barigui ... Adorei!
  • antonio c trombini 21/09/09 às 13:50
    Fui 3 vezes a Curitiba a trabalho, porem sempre conseguimos dar alguns passeios pela capital paranaense, percebi tambem que como toda cidade paranaense, curitiba tambem tem um esgotinho a ceu aberto, logo atras do palacio Iguaçu, fiquei chocado pois a propaganda de uma cidade futurista ficou fragilizada. um abraço aos colegas funcionariois publicos estaduais , socios da Assef.
  • carol 21/09/09 às 10:29
    legal......d+
  • Mariana 20/09/09 às 11:01
    Adorei esse site !! Vai me ajudar muito no meu trabalho do colégio !! Obrigada.
  • angelina paludo 09/09/09 às 11:19
    A coisa mais linda q ja vi em passeios por este Brasil. Lindo demais tivemos sorte de ter um guia especial educado interessado sabe da historia tem etca profissional e etiqueta tbm. A traves dele conhecemos lugares maravilhosos. SEU JOSE. Obrigada por tudo.
  • ferosi@uol.com.br 03/08/09 às 08:56
    Para nos auxiliar no passeio.
  • Luciene 27/07/09 às 18:46
    Estive em Curitiba, exatamente, há 10 anos atrás e tinha como cidade modelo.
    Retornei agora e estou decepcionada, os pontos turísticos estão largados, o onibus que nos leva aos pontos demora demais para chegar, tanto que não dá para utilizar o ticket todo. Estou arrasada, pois pagamos R$ 20,00 por pessoa e não conseguimos concluir pelo menos os 4 desembarques de direito.
    Sugiro ao Prefeito que valorize mais a cidade, pois é linda.
    E tem mais o passeio público está esquecido com mendingos dormindo nos bancos, mto sujo e não há policiamento nehum. Me senti insegura ali dentro.
  • João Rogério de Jesus Linck 25/07/09 às 15:54
    Fiquei bastante encantado com os pontos turísticos de CURITIBA e gostaria de agendar minhas próximas férias na CAPITAL DAS ARAUCARIAS.