O médico Luciano Ducci (PSB) tomou posse como prefeito de Curitiba, na Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira. Ele assume o lugar de Beto Richa (PSDB) que pediu renúncia para disputar as eleições de outubro. Richa é candidato ao governo do estado.

A cerimômina de posse começou às 10h30 e o plenário da Câmara estava lotado. O novo prefeito fica no cargo até dezembro de 2012. Ducci se comprometeu a seguir a linha adotada pelo ex-prefeito Beto Richa, continuando investir em obras pela cidade.

Diverso políticos estiveram na posse, como o presidente estadual do PSDB, Valdir Rossoni, que também é deputado estadual. Porém, Beto Richa não compareceu a sessão. Antes da posse, Richa havia enviado uma carta de renúncia ao presidente de Câmara, o vereador João Claudio Derosso (PSDB).

Vice-prefeito

Com Luciano Ducci prefeito, o cargo de vice-prefeito fica em aberto. O natural seria que Derosso assumisse a vaga. O problema para Derosso é que assumindo o cargo ele se torna inelegível para as eleições deste ano, que o vereador pretende concorrer para deputado estadual.

Caso o presidente da Câmara não assuma o cargo de vice, o vereador Tito Zeglin, 1º vice-presidente, deve se tornar o vice-prefeito de Curitiba.

Carreira

Luciano Ducci, vice-prefeito nos últimos cinco anos, é médico pediatra e servidor municipal desde 1987. O programa “Mãe Curitibana”, criado quando foi secrtário municipal de Saúde, é considerado modelo em todo o Brasil.