Curitiba ganha o prêmio Globe Award
Cidade foi escolhida como a mais sustentável do mundo
Curitiba ganhou o prêmio Globe Award Sustainable City, que elege a cada ano a cidade mais sustentável do mundo. O prêmio é organizado pelo Globe Forum, da Suécia. "O desenvolvimento sustentável é um dos grandes desafios da atualidade e do futuro do planeta. Este prêmio é um reconhecimento internacional às ações de Curitiba em prol da sustentabilidade", disse o prefeito Luciano Ducci, que receberá o prêmio no dia 29 de abril, em cerimônia no Museu Nórdico de Estocolmo.
O objetivo do prêmio é destacar cidades com excelência em desenvolvimento urbano sustentável e torná-las exemplos positivos para outras cidades. Além de Curitiba, as finalistas eram Sydney, na Austrália; Malmö, na Suécia; Murcia, na Espanha; Songpa, na Coreia do Sul; Stargard Szczecinski, na Polônia. Este é o segundo prêmio mundial vencido por Curitiba neste ano. Em janeiro, a cidade ganhou o Sustainable Transport Award, em Washington, pela implantação da Linha Verde.
"Eu parabenizo Curitiba por este prestigiado prêmio de cidade mais sustentável de 2010. É uma vencedora muito sólida, com um plano holístico que integra todos os recursos estratégicos conectados com inovação e sustentabilidade futura", disse Jan Sturesson, presidente do comitê de jurados do Globe Award.
"O comitê reconhece, por unanimidade, que Curitiba demonstrou grande profundidade no nível de entendimento da essência para o desenvolvimento sustentável de uma cidade, nas políticas públicas e na implementação das ações", afirmou em nota oficial o comitê de jurados.
Afirmou ainda o comitê: "Particularmente, a abordagem holística com que a cidade encarou os desafios da sustentabilidade é bem delineada e gerenciada numa clara demonstração de forte e saudável participação da comunidade e integração da dimensão ambiental com as dimensões intelectual, cultural, econômica e social."
O júri avaliou itens como preservação de recursos naturais; bem-estar e relação social nas cidades; inteligência e inovação nos projetos e programas; cultura e lazer; transporte; confiança no setor público e gerenciamento financeiro e patrimonial.
O júri é formado por Jan Sturesson, do World Economic Forum, na Suécia; Lawrence Bloom, membro do Programa Ambiental da ONU; Marilyn Hamilton, fundador da Integral City Meshworks Inc.; C. S. Kiang, professor da Universidade de Pequim; Carlos Arruda, diretor de realações internacionais Fundaçao Dom Cabral.
"O processo de seleção dos finalistas foi um momento fantástico, com projetos surpreendentes e muito profissionais, de vários lugares do mundo. Desenvolvimento sustentável, com inovação e uma abordagem holística, veio para ficar, em benefício dos cidadãos do futuro", disse Jan Sturesson.
Além da premiação, Curitiba terá participação especial na Conferência Mundial de Sustentabilidade Globe Forum, que acontecerá em Estocolmo, nos dias 28 e 29 de abril. Curitiba terá um palestrante na sessão Inovação em Cidade Sustentável e um espaço para exibição de seus programas no salão de exposições da Conferência.
Curitiba também ganha dois anos como membro especial do Globe Forum, em 2010 e 2011, e destaque nas Conferências que acontecerão em Dublin, em novembro de 2010, e em Gdansk, em 2011.
Colunas e blogs
- Artigos
- Biblioteca Virtual
- Blog Metrópole
- Blog Mistura Fina
- Blog Política em debate
- Busca por CEP
- Dicas de vestibular
- Dicionários
- Educação
- Horário de Ônibus
- Lição de Casa
- Links Interessantes
- Magno de Aguiar Maranhão
- Perfil do Estado
- Perfil dos Municípios
- Região Metropolitana
- Telefones Úteis
- Turismo RMC
Plantão
- 00:00 Em Curitiba Feirão da Casa Própria movimenta R$ 1,58 bilhão
- 00:00 Coritiba “Nunca fui jogador de área”, avisa Deivid…
- 00:00 Tênis: masters 1000 de Roma Serena arrasa Azarenka na decisão
- 00:00 Tênis: masters 1000 de roma Nadal conquista título péla sétima vez
- 00:00 Ginástica rítmica Seleção brasileira conquista bronze inédito
- 00:00 Sem Barreira Ricardo Maurício vence e Rubinho sobe ao pódio
- 00:00 Conflito TCU quer ser gestor de obras, diz ministro
- 00:00 Senado Incentivo para transporte coletivo entra em pauta
- 00:00 Processo Civil Código vai a voto em junho
- 00:00 Câmara Federal Plenário discute novos municípios
- 00:00 Contas públicas Assembleia vota unificação de caixa do Estado
- 00:00 PF investiga boato sobre fim do Bolsa Família
- 00:00 Líder política é morta no Paquistão
- 00:00 Guerra de números
- 00:00 Operação zapata Bens apreendidos
-
1
Taxistas
'Adesivaço' marca Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças
-
2
Entrevista
Malvino Salvador está de volta em Amor à Vida
-
3
Santa Maria
Vítima de incêndio na Boate Kiss morre após quase quatro meses internada
-
4
Terminais aéreos
Afonso Pena é o aeroporto mais bem avaliado pelos usuários, segundo pesquisa
-
5
Na Alemanha
Atlético vence e está na final da Yokohama Cup
- Destaques +lidos da semana

















