Na próxima quarta-feira (21), o Centro Universitário Curitiba comemora 60 anos de tradição. E no ano em que celebra seu aniversário, o UNICURITIBA vem se destacando em diversas áreas com conquistas e resultados de alcance internacional. Abrindo as comemorações, em outubro de 2009 uma exposição contou a história do fundador da instituição: Idealismo e visão: centenário de nascimento de Milton Vianna. A mostra trouxe a trajetória dos quase 60 anos de uma das instituições privadas mais importantes no ensino do Direito no Estado. Na ocasião, foi lançado o livro Milton Vianna, ex- corde, de autoria de sua neta Tânia Vianna, contextualizando os fatos históricos dos anos da vida do professor.

Fundada em 1950, a Faculdade de Direito de Curitiba, foi a primeira instituição de ensino de direito privada de Curitiba e também a primeira a oferecer curso noturno. Um dos destaques da educação paranaense, professor Milton Vianna trabalhou em prol do bem comum e dos interesses sociais e dedicou sua vida à realização de um sonho de construir esta obra educacional. Em pouco tempo, o rigoroso exame de qualificação tornou-se marca da Faculdade de Direito de Curitiba.

Em seus 60 anos de existência, parte dos quais sob a sábia condução do fundador da instituição professor Milton Vianna, o UNICURITIBA passou por diversas transformações que tiveram por escopo o aperfeiçoamento da instituição. Por exemplo, nos anos 70 adotou o regime semestral e sistema de créditos; mais recentemente, empreendeu uma revisão da sua grade curricular, e a disponibilização de disciplinas optativas que permitem uma formação capaz de propiciar a indispensável visão crítica aos seus alunos.

De Faculdade de Direito a Centro Universitário Curitiba. A Faculdade que há sessenta anos iniciou seu curso nas instalações do Colégio Novo Ateneu, hoje se apresenta como um Centro Universitário. Durante esse processo de transformação, a Faculdade de Direito de Curitiba, em julho de 1998, ganhou novos cursos de graduação – Administração, Turismo, Relações Internacionais e Comunicação Social – e passou a chamar-se Faculdades Integradas Curitiba (FIC).

Em 2007, nasce o Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA, cuja estrutura de funcionamento permite a criação de novos cursos para atender a demanda educacional do país, que praticamente triplicou desde 2000. Dentre as realizações mais recentes do UNICURITIBA, destaca-se a classificação para a fase final da 17ª edição do VisMoot of International Commercial Arbitration, em março de 2010.

A competição, que é a maior em arbitragem comercial para universitários contou com 252 instituições inscritas de 62 países diferentes, e o UNICURITIBA se destacou sendo a única da América Latina a se classificar para a final.

Com as transformações e modernizações empreendidas no âmbito do Centro Universitário, os herdeiros de seu fundador acreditam que o grande diferencial do UNICURITIBA é a fidelidade à missão e aos valores da instituição, legados recebidos dos primeiros membros da Família Vianna, idealizador, há 60 anos, da Faculdade de Direito de Curitiba, que hoje faz parte do UNICURITIBA.

O reconhecimento do passado é parte do processo de constituição dessa identidade coletiva em termos qualitativos e quantitativos. Há seis décadas entre as melhores faculdades de Direito do país, hoje o UNICURITIBA também se apresenta como referência na área de relações internacionais, e oferece 6 cursos de bacharelado, 9 cursos tecnólogos e mais de 25 opções de cursos em especialização lato sensu, stricto sensu e MBA.