A Isabela, marca de massas e biscoitos de confiança da região sul, apresenta sugestões de pratos com ingredientes típicos do país inventor da Copa do Mundo, a França. Nessa edição da série Copa do Mundo Isabela, o destaque é para a culinária francesa que une diversidade e bom gosto à mesa.

A França disputou 18 vezes a competição, mas venceu apenas uma. Foi na segunda edição realizada no país, em 1998, ano em que a seleção da casa derrotou os brasileiros na partida final do campeonato e levantou a taça Fifa sagrando-se campeã do mundo diante da plateia do Stade de France. Ao contrário das participações sem muito êxito no evento, a genuína gastronomia francesa é referência mundial, além de apreciada pelos mais diversos paladares. Os itens indispensáveis na refeição dos franceses são basicamente o queijo, o vinho, as saladas e os frutos do mar.

Tradicionalmente, cada região do país possui peculiaridades em sua culinária que são caracterizadas por preferências e hábitos locais. No entanto, todas apreciam a combinação entre tipos de queijos e vinhos com os pratos mais elaborados. E também é de costume na França respeitar uma ordem na hora da refeição, deve-se iniciar pela entrada, saborear o prato principal e finalizar com a sobremesa. Etiqueta gastronômica disseminada em diversos países pelos extraordinários chefs da cozinha francesa.

Para apreciar o sabor da França, a Isabela se mostra mais uma vez antenada com as tendências e apresenta duas receitas saborosas que levam ingredientes típicos do país.

Salada Isabela ao Molho de Mostarda com Peito de Peru e Manga (foto)

Ingredientes:
1 embalagem de Massa Com Ovos Pena Isabela (500g)
150g de mussarela, em brunoise
100g de amêndoas sem pele e torradas, em lascas
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
10 colheres (sopa) de maionese
a gosto sal, pimenta-do-reino e folhas de rúcula
200g de peito de peru, em brunoise
1 manga sem casca, em brunoise
6 colheres (sopa) de vinagre
6 colheres (sopa) de mostarda
2 dentes de alho, amassados
8 colheres (sopa) de azeite

Modo de preparo: Comece preparando o molho de mostarda. Bata no liquidificador, 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo, 6 colheres (sopa) de vinagre, 10 colheres (sopa) de maionese, 6 colheres (sopa) de mostarda e 2 dentes de alho. Sem parar de bater, acrescente aos poucos 8 colheres (sopa) de azeite. Acerte o sal, tempere com a pimenta do reino e reserve.

Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique al dente, ou seja, macia, porém resistente à mordida.

Escorra a massa e esfrie em água corrente. Coloque num refratário grande, acrescente o molho de mostarda e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes. Junte 200g de peito de peru, 150g de mussarela, 1 manga e misture delicadamente. Decore com as folhas de rúcula, salpique as amêndoas e sirva a seguir.

Lasanha Isabela de Frutos do Mar
                         
Ingredientes:

Molho de Tomate:
6 colheres (sopa) de azeite
1 cebola grande, picada
3 dentes de alho, picados
12 tomates sem pele, sem sementes e picados
6 polpas de tomate
200g de queijo cremoso
sal, pimenta-do-reino e orégano fresco picado a gosto

Recheio de Camarão:
4 colheres (sopa) de azeite
4 dentes de alho, picados
400g de camarão, limpo
sal, pimenta-do-reino e salsinha picada a gosto

Para a montagem:
1 embalagem de Lasanha Festonada Isabela Direto ao Forno (500 g)
400g de mussarela, em fatias
queijo parmesão ralado

Modo de Preparo: Comece preparando o molho de tomate. Numa panela grande aqueça o azeite, refogue a cebola e o alho, junte os tomates, as polpas de tomate e 2 xícaras (chá) de água. Deixe apurar, acerte o sal e tempere com a pimenta-do-reino e o orégano. Retire do fogo e divida o molho. Em uma das partes acrescente o queijo cremoso, misture bem e reserve.

Numa frigideira média, aqueça o azeite, refogue o alho, acrescente os camarões e tempere com sal e pimenta-do-reino.Retire do fogo salpique a salsinha e reserve.

Monte a Lasanha Festonada Isabela Direto ao Forno num refratário grande e fundo. Divida o molho tomate e o molho tomate com queijo cremoso em 3 partes, as tiras de lasanha em 4 e as fatias de mussarela e o recheio de camarão em 2. Alterne as camadas de molho e massa da seguinte forma: molho de tomate com queijo cremoso, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho de tomate, recheio de camarão, tiras de lasanha, molho de tomate com queijo cremoso, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho de tomate, recheio de camarão, tiras de lasanha, molho de tomate com queijo cremoso, molho de tomate e finalmente queijo parmesão ralado. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (200ºC) por 50 minutos. Para dourar a superfície, retire o papel-alumínio 10 minutos antes de finalizar o tempo.

Dica: Para a lasanha ficar perfeita, coloque as tiras sempre entre os molhos e não se esqueça de utilizá-los ainda quentes. Para cada 500g de massa utilize no mínimo 3 ½ litros de molho. Querendo reduzir o tempo de preparo, deixe a lasanha montada por 10 minutos antes de levá-la ao forno.

Rendimento: 10 a 15 porções.

Ninho Isabela ao Molho de Carne Seca com Vinho

Ingredientes:

Massa:
1 embalagem de Macarrão Ninho Isabela Largo (500g)
4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de vinho branco
1/2 kg de carne seca
A gosto queijo parmesão ralado
1 cebola, picada
6 tomates sem pele e sem sementes, picados
1 litro de leite
A gosto sal, pimenta dedo-de-moça, pimenta-do-reino, noz moscada e salsinha picada

Modo de Preparo: Comece colocando ½ kg de carne seca de molho por 1 noite para tirar o sal. Troque a água de vez em quando. Cozinhe em panela de pressão com água suficiente para cobri-la por 1 hora. Retire a carne da panela e desfie. Numa panela média, aqueça 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina, refogue 1 cebola e 2 dentes de alho. Junte a carne seca desfiada e deixe refogar. Acrescente 6 tomates, 1 xícara (chá) de água, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos. Acerte o sal, tempere com a pimenta dedo de moça, a salsinha, mexa delicadamente e reserve.

Prepare o molho ao vinho. Numa panela média, aqueça 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina e doure 2 colheres (sopa) de farinha de trigo. Junte 1 litro de leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Acrescente ½ xícara (chá) de vinho branco, acerte o sal, tempere com a pimenta-do-reino e a noz moscada, retire do fogo e reserve. Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque os Ninhos Isabela,mexendo delicadamente para mantê-los inteiros. Deixe cozinhar a metade do tempo indicado na embalagem.

Escorra a massa e acomode os ninhos num refratário grande, espalhe por cima o molho ao vinho e com a ajuda de uma colher recheie com o refogado de carne seca. Polvilhe queijo parmesão, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180ºC) por 10 minutos. Retire o papel-alumínio, retorne ao forno para gratinar e sirva a seguir.

Figos Isabela Assados no Papillote

Ingredientes:
1 embalagem de Biscoito Leite Isabela (400g)
50g de castanha de caju
8 figos firmes
1 embalagem de Biscoito Mousse Limão com Chocolate Isabela (160g)
4 colheres (sopa) de doce de leite em pasta

Modo de preparo: Corte 8 quadrados de papel alumínio. Acomode os figos em cima de cada quadrado e com ajuda de uma colher pequena cave um pequeno orifício no centro. Recheie com o doce de leite, feche o papel alumínio e leve ao forno médio pré-aquecido (180ºC) por cerca de 10 minutos. Leve ao processador o biscoito e a castanha de caju e bata até obter uma farofa e reserve. Retire do forno, acomode cada figo sobre um biscoito recheado, polvilhe a farofa de biscoito com castanha de caju e sirva a seguir.

Rendimento: 8 unidades

Toque do chef: Para deixar a sobremesa mais saborosa, sirva os figos com sorvete de creme ou outro sabor de sua preferência.