O Paraná foi um dos destaques no combate à nova gripe na primeira onda da doença, no inverno passado. Se aqui foram verificados a maior porcentagem de mortes e contaminações pela doença, também foi o único Estado a apresentar dados quase em tempo real da nova gripe. Isso também proporcionou um atendimento mais rápido aos pacientes. No final do ano passado, o Laboratório Central do Estado (Lacen), prossessava até 800 exames por dia.
Enquanto no País o resultado dos exames demoravam até um mês para ficarem prontos, no Paraná eram poucos dias. Até por isso suspeita-se que o Paraná tenha sido o único Estado a apresentar resultados reais da primeira onda da pandemia de gripe A.
Até a última segunda-feira a Secretaria de Estado da Saúde tinha contabilizado 2.377 casos descartados e 1.419 positivos, sendo que destes 15 tiveram complicações em seus quadros clínicos e morreram.

O Paraná encerrou o calendário oficial de vacinação contra a gripe A com a maior cobertura de imunizações no País. Depois de alcançar 126% da meta prevista pelo Ministério da Saúde, nos grupos prioritários, o que representa 5,3 milhões de pessoas, o Estado, desde a semana passada, orienta municípios a vacinar, com doses remanescentes da campanha, crianças e jovens, de 9 a 19 anos.
A exemplo do que foi feito ano passado, é importante que todos mantenham os cuidados de higiene. Além de proteger contra a nova gripe estes hábitos, uma vez adaptados à rotina de cada um, previnem outras doenças, disse o secretário Carlos Moreira.